Menu

Sobre o Movimento B

O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país e na América Latina.

O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.

Esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.

Redefinindo o significado de
sucesso nos negócios

Uma mudança histórica da cultura econômica global está em andamento, com pessoas usando o poder de seus negócios para enfrentar os maiores desafios da sociedade. O objetivo do Movimento B é acelerar essa mudança de cultura e torná-la significativa e duradoura. Trabalhamos por um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e o planeta.

Entendemos que a comunidade empresarial pode ser parte da solução para problemas globais, como desigualdade, mudanças climáticas e desordem social. É por meio de nossa rede de organizações parceiras, globais e regionais, que trabalhamos para criar alternativas viáveis para uma mudança sistêmica, reinventando o modelo atual o que não está conseguindo criar soluções com impacto socioambiental positivo.

Fazemos isso oferecendo ferramentas, criando infra-estrutura de suporte e incentivos para que outras pessoas sigam esse modelo de liderança, e também envolvemos as principais instituições públicas e sociais com o poder de transformar nossa economia.

Este movimento está em toda parte e tem muitos líderes em todo o mundo. Alguns são pequenos negócios; alguns são multinacionais. Alguns usam seus negócios para reduzir a pobreza; alguns para restaurar o meio ambiente. Mas todos estão criando um trabalho significativo com transparência e propósito.

As Empresas B e outros membros da Economia B estão colaborando com muitos atores do nosso sistema econômico global, fazendo um trabalho importante. Nosso trabalho depende do trabalho de outras pessoas e nossa visão final é que um dia não haverá Economia B - apenas uma economia global que alinhe suas atividades para alcançar nosso objetivo comum de prosperidade compartilhada e durável para todos.

Nossas Organizações

O Movimento B conta com organizações de todo o mundo para expandir a comunidade de Empresas B Certificadas e garantir que o Movimento seja relevante e inclusivo em um contexto global. Embora os padrões de certificação sejam governados pelo Standards Advisory Council e administrados pelo B Trust, todos os outros aspectos de nosso movimento são executados e inovados por meio de parceiros com experiência regional.

Sobre o B Lab

O B Lab é uma organização sem fins lucrativos que surgiu nos Estados Unidos e no Canadá em 2006 com o objetivo de redefinir o sentido de sucesso empresarial: Solucionar problemas sociais e ambientais dos produtos e serviços comercializados. Em 2016, o Movimento B já era um movimento global, presente na Europa Continental, no Reino Unido, na África Lusófona e na Austrália. É formado por empresas que se comprometem a implementar melhorias contínuas e a gerar impactos sociais positivos.

Saiba mais

Sobre o Sistema B Internacional

Fundado em 2011, o Sistema B International supervisiona o crescimento do movimento em colaboração com parceiros nacionais que atuam ativamente no Chile, Argentina, Colômbia, Brasil, México, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Uruguai, América Central e Caribe.

O Sistema B foi criado na América Latina por Juan Pablo Larenas (Late!), Gonzalo Muñoz e María Emilia Correa (Triciclos), junto com Pedro Tarak (Guayakí). Eles se aliaram ao B Lab para expandir o movimento B na América Latina, com uma visão sistêmica.

Saiba mais

Relatórios Anuais

2019   2018   2017