Quem quer um mundo melhor, precisa ser melhor para o mundo.

Estamos construindo uma nova economia e se você chegou aqui é porque, assim como nós, acredita que o futuro é criado no presente. Mais do que isso: um futuro sustentável, do jeito que queremos e do jeito que o mundo merece, é feito por negócios transformadores — como o seu!

Aqui você irá encontrar todas as informações de que precisa para fazer parte do nosso movimento, o Movimento B.

Mas, antes, conheça sobre o Movimento B

Toda história tem um início, e a nossa começa em 2006, lá nos Estados Unidos, com a criação do B Lab, organização fundadora do Movimento Global de Empresas B. Assim formamos um grupo de inconformados: líderes de negócios que acreditam que o caminho para o sucesso precisa de uma nova definição, ávidos pela construção de uma nova economia que abrace a diversidade de pessoas e de ideias, que traz a equidade e promove um sistema inclusivo, equitativo, regenerativo e sustentável — isso, para nós, é a definição de “negócio de sucesso”.

Começamos com poucas pessoas e, hoje, nosso Movimento está nos cinco continentes. Somos:

+ 400 mil

Trabalhadores registrados em Empresas B

+ 5 mil

Empresas B Certificadas em 79 países de todas as regiões

+ 150

Indústrias certificadas para fazerem o melhor para o mundo

+ 150 mil

Empresas que utilizam a Avaliação de Impacto B (BIA), 10 mil destas somente no Brasil.

Se quiser saber mais detalhes sobre o Sistema B Brasil, como nascemos e nosso propósito de criar um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo, recomendamos a leitura desta página aqui:

Quem faz parte do Movimento B?

Em 2022, celebramos a marca de 5 mil Empresas B espalhadas pelo mundo. São negócios dos mais diferentes tipos, portes e atuação, mas com o propósito único de trabalhar em conjunto para criar uma nova economia: mais inclusiva, equitativa e regenerativa. Saiba mais sobre essas empresas:

Depoimentos

"O desafio de atrair e reter talentos está em criar novas oportunidades, ter uma mentalidade moderna e de promover, através do trabalho e do investimento, o mundo que a gente quer viver. Este é um grande ativo de valor para o cliente e para o colaborador, para atração e retenção de talentos."
Denise Hills
"Na hora que a gente vira Empresa B é como se eu estivesse chegando para todos os meus pares e perguntando: “você não quer seguir a agenda ESG também? Vem!”. Com isso, nós melhoramos as práticas do setor como um todo. Está mais do que na hora de começarmos a pensar no que vamos deixar de legado."
Fabio Alperowitch
"O Sistema B nos ajuda a saber se estamos na direção certa. Eles nos ajudaram a acelerar o processo de ser uma empresa que faz bem para o planeta. Mais do que um selo, (ser Empresa B) é fazer parte de um movimento do qual temos orgulho e sabemos da responsabilidade de estampar."
Renato Franklin
"Eu acreditava que independente de quem fosse o dono da empresa, era preciso manter a essência, a filosofia e os princípios. A Certificação como Empresa B foi uma forma de blindar tudo isso, uma forma de perenizar as causas. Para mim foi uma proteção da alma e da filosofia da empresa."
Alexandre Borges
"Temos visão do que precisa ser feito e sabemos que esse não é um jogo que se joga sozinho. A nossa função é provocar e integrar os atores. Hoje existe um canal grande de experimentação e as empresas querem aprender junto, fazendo."
Fernando Assad
"O que eu mais gosto no Sistema B é que ele vai muito além do selo. É você estar no meio de pessoas incríveis. É estar dentro desse ecossistema. É um alimento."
Joana Mello

Motivos para se tornar uma Empresa B:

Ser melhor para o mundo

para as pessoas

e para a natureza

Toda ação gera um impacto, e a nossa missão é garantir que o impacto gerado pelos negócios seja positivo. Para isso, transformar o mercado é imperativo — claro, mas também é preciso mudar as empresas de dentro para fora. Assim são as Empresas B.

Elas são organizações transparentes e conscientes, que atuam seguindo padrões de geração e gestão de impacto socioambientais rigorosos, abrangentes e confiáveis, que norteiam e apoiam a constante mudança dos sistemas econômicos, bem como utilizam da potência do coletivo para que o impacto seja ainda mais amplo. E por coletivo entende-se também que esses valores-base — tão essenciais para a mudança — serão compartilhados inclusive com acionistas e demais partes interessadas que envolvem a corporação, por meio do estabelecimento de um modelo de governança de stakeholders sólido e efetivo.

Lucro e crescimento veloz de negócios não precisam resultar em ganhos individuais, muito pelo contrário: eles podem (e devem) servir como impulso para a mudança do todo.

Mas é preciso lembrar:

A Certificação não é um fim, mas um meio.
Você já sabe que, para ser uma Empresa B Certificada, é preciso seguir diretrizes específicas e rigorosas. Ser B tem muito a ver com abraçar uma mudança de mentalidade e cultura organizacional e corporativa. Assim, é preciso esclarecer:

A mudança é uma constante

Atuar como Empresa B significa, na prática, assumir um compromisso de melhoria contínua, mensurada regularmente para assegurar que as ações implementadas estejam dentro dos alto padrões desejados, impactando as cinco áreas:

Vale ressaltar: não são todas as empresas que conseguem a Certificação — mas isso não é um problema. Afinal, só de utilizarem a BIA e se comportarem como Empresas B, elas estarão alinhadas com o nosso propósito e com o que realmente importa: o impacto real que conseguirão gerar no mundo.

Quer saber mais sobre valores, processos e padrões que sustentam o Movimento B?

Temos um curso gratuito que pode ajudar você a dar os primeiros passos.

A Certificação como Empresa B se torna, assim, uma consequência direta das práticas perenes e constantes já implementadas. É um “atestado” que comprova apenas que a cultura já foi transformada e que a gestão desse impacto positivo constante já faz parte do dia a dia do negócio.

Por isso, recomendamos o uso da nossa ferramenta de Avaliação de Impacto B, ou apenas BIA. Ela é a ferramenta utilizada pelas Empresas B ao trilhar o caminho para a Certificação, garantindo por meio de um processo de auditoria que o impacto gerado na teoria é o mesmo aplicado à prática.

Por que ser uma Empresa B?

Se você ainda está se perguntando quais os benefícios de ser uma Empresa B, aqui citamos os principais:

Ser líder de uma mudança permanente e estrutural é ser inspiração, ser modelo, é estar sempre à frente.

Esse é autoexplicativo: por promover uma mudança constante, que acompanha a evolução do mundo e que ajuda o mundo a evoluir, ser B significa ser resiliente, ou seja: tem amparo legal para resistir às mudanças do tempo. Assim, Empresas B contam com o mecanismo das Cláusulas B formalizando em sua governança o comprometimento delas em não apenas tomar decisões em prol de resultados financeiros, mas, principalmente, em favor de todos os stakeholders (pessoas e meio ambiente).

A BIA é uma ferramenta poderosa que auxilia o seu negócio a definir metas de melhoria, criar um impacto social e ambiental positivo e constantemente acompanhar o desempenho, garantindo um impacto permanente.

Empresas B conseguem atestar o impacto positivo por meio de métricas comparáveis, verificáveis ​​e confiáveis. São dados consistentes que promovem diálogo e oportunidade de negócios com investidores de impacto e investidores ESG (Ambiental, Social e Governança), gerando alianças comerciais e de colaboração global.

Negócios são formados por pessoas. Profissionais estes que estão cada vez mais engajados com um trabalho que tenha propósito e que resulte em um impacto positivo para o mundo. Ter a Certificação como Empresa B ajuda a sua organização a entender o papel dela no mundo, caminhar em linha com os valores propostos e conquistar a confiança e o respeito dos talentos.

As Empresas B compartilham de valores únicos, que as diferenciam dos demais negócios. Usar a Avaliação de Impacto B (BIA) e ser uma Empresa B Certificada transmite para o mundo a mensagem de que a sua empresa é uma líder verificada em termos de impacto positivo. Esses fatores fazem com que investidores, colaboradores, fornecedores e consumidores depositem mais confiança nas ações do seu negócio.

Nada se faz sozinho. Poder contar com uma rede de empresas que, da mesma forma que você, acredita na geração de um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente como o único futuro possível, é mais uma forma de alcançar esse objetivo e contribuir de forma perene com o fortalecimento de uma nova economia, mais inclusiva, equitativa, regenerativa e sustentável.

Para entender melhor como completar o roteiro dessa jornada, basta continuar deslizando a página: abaixo você verá mais detalhes sobre os perfis, pré-requisitos e outras informações que poderão guiar o seu negócio.

Afinal, ser B é para qualquer empresa e negócio?

Chegou até aqui? Então podemos começar a destrinchar os requisitos necessários para você entender como ser uma Empresa B e qual o nível de maturidade do seu negócio frente a esse desafio (e o que falta para chegar lá, claro).

Mas é sempre bom ressaltar: seguimos à risca nosso lema sobre transparência e por isso, somos francos desde o início.

Este é um caminho que precisa ser trilhado com dedicação e atenção. Isso porque pode levar um tempo até a sua empresa preencher todos os requisitos, entender em que momento ela se encontra, por onde seguir, o que precisa ser feito ou ajustado. Mas, calma: continuaremos lado a lado para guiar você.

Também é preciso engajamento da empresa como um todo — especialmente da liderança, que é quem dá o aval para tudo acontecer na prática, não é mesmo? Além disso, é preciso “vestir a camisa” da mudança, promovendo o esforço conjunto de todas as áreas da empresa.

Se você e sua empresa estão preparados, vamos em frente! Porque uma coisa podemos garantir: é um caminho minucioso, mas sem volta — e vale todo o trabalho, dedicação de tempo e dinheiro investidos no processo.

Precisa de ajuda para começar?

Não importa em qual nível de maturidade sua organização está, você pode começar por um de nossos programas de consultoria para gestão de impacto da sua empresa.

O que eu preciso para ser uma Empresa B?

Para ser uma Empresa B é preciso preencher alguns pré-requisitos para começar a colocar a mão na massa rumo à Certificação. São eles:

Os negócios necessariamente precisam ter um ano de vida, porque a Avaliação de Impacto B (BIA) analisa informações de funcionamento e comportamento com base no último ano fiscal da operação. Se a sua operação tem menos tempo de existência que um ano, a sua jornada começa de outro ponto de partida: ser uma Empresa B Pendente. Para saber mais informações sobre como começar, clique no link abaixo.

Entidades sem fins lucrativos (como fundações, ONGs e demais organizações da sociedade civil) não podem se certificar. O motivo para isso é simples: essas organizações têm em seu alicerce a premissa específica de mediar conflitos socioambientais e entregar um impacto positivo à sociedade. Nosso interesse é garantir que empresas que não nasceram com essa missão pré-definida também estejam em linha com tal compromisso.

No entanto, seja com ou sem fins lucrativos, recomendamos fortemente o uso da BIA para qualquer organização. Afinal, a ferramenta é gratuita e foi pensada justamente para nortear a gestão e a mensuração dessa jornada contínua de ser melhor para o mundo e um agente ativo na construção de um mundo melhor.

Na prática, significa que a operação precisa atuar em um mercado que confere exposição aos riscos enfrentados por qualquer negócio, como concorrência, impostos, mudanças comerciais, etc. Empresas que operam em monopólios, são controladas pelo governo ou têm benefícios significativos em relação a impostos não são elegíveis para ser uma Empresa B.

Lembra quando dissemos que todas as áreas do negócio precisam estar envolvidas no processo? Esse ponto é vital para garantir a Certificação. Assim, é preciso esclarecer: não certificamos marcas ou unidades de negócios, somente empresas completas e distintas.

Uma das etapas essenciais pela qual as Empresas B passam durante o processo é declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas. O Conselho Consultivo do B Lab desenvolve um trabalho contínuo em prol da criação de padrões de risco que avaliam de forma eficaz os potenciais impactos negativos de diferentes indústrias, políticas e práticas.

Por exemplo: no Brasil, levamos muito a sério a conservação de biomas, especialmente os de valor elevado de proteção como Amazônia e Cerrado. Empresas que operam no mercado do agronegócio e nessas regiões delicadas do país precisam cumprir requisitos específicos em termos de combate ao desmatamento e de conflitos de terras.

Este é apenas um dos pontos considerados. Para entender melhor sobre mercados controversos, recomendamos a leitura sobre declarações de posição sobre questões e indústrias controversas.

Faz parte do compromisso de ser uma Empresa B incluir em seu contrato social as chamadas Cláusulas B. São elas que asseguram legalmente o compromisso do negócio de atuar para além de interesses puramente financeiros e econômicos, protegendo e estabelecendo responsabilidades sobre questões socioambientais da operação.

Para ser uma Empresa B, é necessário preencher a Avaliação de Impacto B (BIA). Reiteramos que a ferramenta é gratuita e será essencial durante a sua jornada rumo à Certificação e também posteriormente, garantindo a manutenção contínua do compromisso que Empresas B assumem junto ao Movimento B.

O preenchimento é online e confidencial e serve como termômetro detalhado, a fim de medir e gerenciar o impacto positivo de sua empresa. Com ela, é possível analisar como a sua companhia interage com diferentes públicos de interesse, passando pelas cinco áreas essenciais que explicamos anteriormente: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente. Para conhecer mais detalhes sobre cada uma dessas áreas, recomendamos esta leitura e, também, este conteúdo.

Com a BIA, é possível definir metas, traçar planos de melhorias e comparar respostas com o resultado de milhares de outras empresas. Mais de 100 mil organizações em diversas partes do mundo já utilizaram a plataforma e temos certeza de que ela será de valor imensurável para a sua jornada (e posteriormente).

Ao iniciar o processo, é preciso realizar o pagamento da Taxa de Inscrição, que cobrirá os custos de atendimento ao longo de todo o processo. Você pode ter mais detalhes através deste link.

Uma vez que a sua empresa passar por todo o processo e manter a pontuação exigida de 80 pontos, ou seja, aprovada para receber a Certificação, o último passo envolve o pagamento da Taxa Anual de Certificação. A Certificação é válida por três anos, mas será cobrado um montante anual para fins de manutenção, até que seja preciso realizar o processo de Recertificação (saiba mais sobre isso no próximo item).

A Taxa Anual de Certificação, vale dizer, varia conforme o faturamento anual da empresa em seu último ano fiscal.

Como dissemos acima, a Certificação como Empresa B tem validade de 3 anos. Isso significa que, depois desse período, a sua empresa precisará passar novamente pelo processo para manter o status de Empresa B Certificada. É isso que chamamos de Recertificação. Você pode aprender detalhes sobre esse processo aqui.

A jornada da Recertificação garante a manutenção e a perenidade das práticas aplicadas pelo negócio alinhadas às mudanças de mercado. Por isso é tão importante passar por essa reciclagem, enviando novamente todos os documentos comprobatórios para auditoria, assegurando a confiabilidade do processo.

Há restrições quanto ao porte da minha empresa?

A resposta mais rápida que podemos oferecer é: não! Embora a maioria das aplicações para a Certificação seja de pequenas e médias empresas (PMEs), startups ou até mesmo microempreendedores individuais (MEIs), também temos diversas empresas de grande porte e/ou multinacionais já certificadas. O mais importante e fundamental é ter um negócio que gere o impacto positivo que o mundo precisa.

Se a sua empresa, no entanto, registrou mais de
US$ 100 milhões em faturamento, tem capital aberto ou tem uma estrutura corporativa complexa (ou seja, possui subsidiárias, operam em mais de uma indústria, operam em mais de um país ou fazem parte de um grupo de empresas, etc.), é preciso entrar em contato com o Sistema B Brasil para que o seu caso seja analisado detalhadamente, visto que o processo de Certificação varia de acordo com a complexidade, o faturamento e o porte de cada empresa. Você pode falar com o Sistema B neste link.

Agora, um ponto comum e essencial a qualquer um dos casos: é preciso assegurar atributos específicos, que são a base das Empresas B. São eles:

O comprometimento com a geração de impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente deve ser colocado no centro da operação e valores das Empresas B. Assim, todas as ações do negócio devem necessariamente ser motivadas e direcionadas por essa premissa.

A ferramenta de Avaliação de Impacto B foi desenvolvida por especialistas do B Lab, com parâmetros verificados e auditados. Assim, ela serve justamente para assegurar que as práticas implementadas estão em linha com o alto padrão exigido das Empresas B, bem como garantir que há transparência na operação, além do comprometimento com o aprimoramento contínuo na gestão e mensuração de impacto.
A máxima “ninguém faz nada sozinho” está no centro do Movimento B. Atuar em comunidade é promover a colaboração mútua e global, garantindo que o poder do coletivo alcance todo o seu potencial em prol da criação de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.

Como falamos anteriormente, é preciso adequar as documentações da empresa e inserir as Cláusulas B. Assim, garantimos que o impacto positivo também seja estendido aos acionistas, administradores, gestores e à operação como um todo. Para saber mais sobre esses modificadores legais, recomendamos a leitura da página sobre as Cláusulas B.

Seja a mudança

Bom, já deu para notar que o processo para obter a Certificação é complexo e cheio de minúcias, certo? Mas não se assuste: na prática é totalmente executável, vide todas as empresas que já fazem parte do nosso Movimento (você pode conhecê-las logo abaixo)!

Mas, onde a minha empresa se encaixa nisso tudo?

Isso deve ser o que você está se perguntando neste momento, não é mesmo? É importante ressaltar que cada caso é um caso. Assim, os caminhos podem mudar de negócio para negócio, de acordo com o porte da empresa, a receita, a indústria em que ela atua, entre outras variáveis.

Além disso, é importante dizer também que não são todas as empresas que conseguem a Certificação, porque ela não é um mero checklist de coisas que você precisa ter ou não. Mas qualquer empresa que esteja disposta a ser melhor para o mundo pode se comportar como uma Empresa B — por isso recomendamos tanto o uso da BIA!

Para começar a jornada da SUA empresa, recomendamos também estabelecer uma equipe dedicada e alguém que possa encabeçar o processo, movimentando as demais áreas da empresa para um esforço conjunto coordenado — assim o trabalho fica mais fácil e organizado.

Isso posto, separamos alguns pontos que podem auxiliar você a identificar a maturidade do seu negócio para obter a Certificação como empresa B:

Quero ser uma empresa melhor para o mundo

(e quero ajuda para ser a mudança…)

Identificou-se com um ou todos os pontos citados acima? Sua jornada pode começar por um dos nossos programas de consultoria para gestão de impacto da sua empresa (saiba mais sobre eles aqui).

A Hering iniciou essa jornada de transformação pelo programa Caminho+B e utilizando a BIA. Veja como foi a caminhada:

Já me sinto uma empresa melhor para o mundo

(vamos checar…?)

Identificou-se com um ou todos os pontos citados acima? Sua jornada pode começar pelo preenchimento da BIA. Assim, você verifica se sua empresa já tem a pontuação necessária para obter a Certificação, ou reajustar algum ponto para alcançá-la.

A Nude começou como uma Empresa B Pendente utilizando a BIA para aprimorar e formalizar a sua operação até obter a Certificação como Empresa B. Veja como foi a caminhada:

E o que mais?

Cada negócio é único e, por isso, os tópicos acima são apenas alguns dos itens que podem modificar a jornada da sua empresa rumo à Certificação. Dados como setor de atuação, indústria, maturidade da empresa, número de trabalhadores, entre outros, podem influenciar a sua trilha, e a nossa equipe pode recomendar o melhor caminho assim que você começar! Aprenda mais sobre eles abaixo:

Empresa B Pendente

Tem menos de 12 meses de operação, mas quer deixar claro que está no caminho para ser melhor para o mundo? Sua empresa pode se enquadrar como B Pendente.

Pequenas Empresas

Sua empresa tem receita anual menor que US$ 5 milhões e emprega menos de 50 funcionários em tempo integral? Comece por aqui.

Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Agora, se a sua receita anual é acima de US$ 5 milhões, ou sua empresa já emprega entre 50 e 250 funcionários em tempo integral, você pode se considerar deste grupo aqui.

Médias Empresas

Gerou mais de US$ 100 milhões em receita anual ou emprega mais de 250 funcionários em tempo integral? Entenda o seu processo aqui.

Grandes Empresas

É uma empresa pública ou privada, com receita anual de mais de US$ 100 milhões, ou tem um grupo de 10 ou mais subsidiárias operando em diversos países? Descubra abaixo se este pode ser o seu caminho inicial.

B Movement Builders (BMB)

Se a sua empresa, seja pública ou privada, atingiu uma receita anual superior a US$ 1 bilhão, o B Movement Builders é um caminho recomendado. Agora, se a receita ultrapassou US$ 5 bilhões, a participação no BMB é um requisito obrigatório para iniciar a sua jornada de Certificação. Saiba mais sobre o movimento abaixo.

Mãos à obra: o passo a passo para a Certificação

Agora que já passamos todas as informações para que você pudesse entender: quem pode ser uma Empresa B, o que você ganha pertencendo ao Movimento B, o que esperamos da sua organização, o que é necessário para chegar lá e até mesmo se o seu negócio já está dentro dos requisitos para seguir com a Certificação, agora podemos te contar os passos práticos:

01_

Complete a Avaliação de Impacto B (BIA)

Lembrando que o questionário é bastante denso e, portanto, precisa de tempo e calma para ser respondido, ok? Você pode iniciar o processo, salvar alterações e retomar o questionário antes de enviar a BIA para validação. O mesmo questionário também pode ser respondido por mais de uma pessoa, assim conseguimos engajar ainda mais todas as áreas envolvidas no processo.

Crie sua conta gratuita para acessar e preencher a Avaliação de Impacto B (BIA): esse é o 1º passo. A ferramenta foi desenvolvida para diagnosticar o impacto do seu negócio dentro da pontuação de 0 a 200, sendo 80 pontos o mínimo para iniciar o processo de Certificação com o B Lab.

02_

Preencha o Questionário de Divulgação sobre indústrias controversas

Lembra-se de quando falamos sobre atuação de mercados controversos?

 Todas as empresas que almejam a Certificação também precisam preencher o Questionário de Divulgação (QD), destinado a verificar antecedentes e quaisquer impactos negativos que já tenham sido causados pelo seu negócio.

O preenchimento do QD é feito de maneira confidencial. Para saber mais sobre o questionário e os posicionamentos do B Lab em relação às indústrias conversas, acesse este link

03_

Cumpra os requisitos legais de uma Empresa B

Para se tornar uma Empresa B Certificada, a sua organização precisa inserir as Cláusulas B no contrato social. Todas as empresas do Movimento B têm até 12 meses após a obtenção da Certificação para realizar essa alteração.

Atenção especial para empresas com até 49 trabalhadores: elas precisam fazer a adequação ao longo do processo; caso contrário, não poderão ser certificadas.

Para saber mais sobre as Cláusulas B clique aqui

04_

Envie a Avaliação de Impacto para revisão

É importante ressaltar: A avaliação pode ser enviada a partir do momento que a sua empresa alcançar ao menos 80 pontos na BIA, mas recomendamos que o envio seja feito com pelo menos 90 pontos. Entenda: o processo para a Certificação é realmente exigente, e as empresas costumam ter uma redução na pontuação após a auditoria. Por isso, quanto maior a pontuação inicial, melhor.

Vale dizer também que os critérios de elegibilidade continuam a ser analisados durante todas as etapas, e, caso surja algo em particular não identificado nas fases preliminares, isso também deverá ser submetido para análise

Após o preenchimento da BIA e do QD, basta enviar a Avaliação para revisão para iniciar formalmente o processo de Certificação.

05_

Fila de Avaliação

Após uma análise de elegibilidade inicial, é preciso efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição.Vale dizer que esse valor não será reembolsado caso a sua organização não seja aprovada nas etapas seguintes. A taxa cobre os custos de acompanhamento e verificação ao longo do processo.

Você pode encontrar todas as informações sobre a Taxa de Inscrição através deste link. Com o pagamento realizado, a empresa entra na fila de Avaliação, nosso próximo tópico.

06_

Avaliação

Aqui, a empresa segue para a checagem das informações declaradas no questionário BIA, como: setor, tamanho, indústria, modelo de negócio de impacto e áreas com maior pontuação. Também são revisados detalhes como antecedentes da empresa, questionário de divulgação e complexidade da estrutura

IMPORTANTE: nesta fase, a Avaliação pode ser ajustada, alterando a pontuação final. A empresa pode avançar para próxima etapa somente se mantiver, no mínimo, 80 pontos ou estiver em dia com os requisitos de transparência e elegibilidade.

07_

Fila de Verificação

Nesta etapa são solicitados documentos e evidências que comprovem as práticas, políticas e processos internos declarados por você durante o preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA). Esta etapa é uma preparação para a auditoria.

Não se preocupe: todo material fornecido é tratado de forma confidencial (você pode entender melhor como fazemos acessando este link). Após a confirmação de que todos os documentos foram devidamente enviados na Avaliação de Impacto B (BIA), você pode avançar para a próxima fase.

08_

Verificação

Aqui um auditor da equipe do B Lab iniciará a etapa de verificação. O procedimento acontece a partir de rodadas de verificação, onde o auditor agenda chamadas virtuais com a empresa para aprofundamento das documentações e também seleciona novas levas de documentação para análise através da BIA. Ao final do processo, a empresa recebe uma pontuação verificada.

Se, após a verificação, a empresa permanecer com pelo menos 80 pontos, ela é considerada apta a ser uma Empresa B Certificada. Caso tenha a pontuação reduzida para menos de 70 pontos, a revisão será fechada e a empresa deverá iniciar um novo processo desde o começo. Sempre é recomendável pelo menos 4 a 6 meses de utilização da BIA e formalização de novas práticas para uma nova tentativa de Certificação. Durante o período de adequação, a Avaliação de Impacto B (BIA) é reaberta à empresa.

09_

Realize o pagamento da taxa anual

Sua empresa terminou o processo com mais de 80 pontos sendo aprovada durante a Verificação e Auditoria? Agora é preciso pagar a Taxa Anual de Certificação, bem como coletar a assinatura do Acordo de Empresa B para oficializar a sua Certificação.

Essa taxa será cobrada anualmente e pode variar conforme o faturamento anual da empresa, com base nos números do último ano fiscal. Você pode checar os valores na tabela a seguir:

10_

Entrada na Rede de Empresa B e Divulgação

Agora que sua empresa já pagou a taxa anual de Certificação e assinou o Acordo como Empresa B, o próximo passo será participar do onboarding na Rede de Empresas B, e divulgar esta conquista para os seus colaboradores, fornecedores, consumidores e demais partes interessadas!

11_

Hora da Recertificação?

A Certificação como Empresa B é válida por três anos. Ao final desse período, a sua empresa precisará passar por um processo de Recertificação, se quiser manter o status de Empresa B certificada.

Chegamos ao final do nosso guia. Agora que você sabe como é o processo e tudo o que precisa para ser avaliado