Menu

Ser B não é uma posição,
mas sim uma direção!

É cada vez maior o número de corporações e de empresários(as) que querem ser transparentes e medir seus impactos sociais e ambientais.

As empresas que se certificam NÃO são perfeitas, mas assumem um compromisso de melhoria contínua e colocam o propósito empresarial no core de seu modelo de negócio. Além disso, as ações destes negócios são analisadas em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio ambiente . Essa certificação é uma revisão detalhada de todas as áreas de sua empresa, com o intuito de ajudar a identificar todas os possíveis pontos de melhoria e oportunidades para ser um agente de mudança na economia, protegendo a missão e potencializando o triplo impacto positivo.

A Certificação como Empresa B já é reconhecida por atores do mercado. Um bom exemplo que atesta o reconhecimento é a incorporação de 3 indicadores no ISE (Índice de Sustentabilidade empresarial) que dialogam com o Sistema B e a Avaliação de Impacto B. Uma empresa que esteja alinhada com os indicadores do Sistema B estará antenada às exigências do mercado.

Selo Empresa B Pendente


Para empresas com menos de 12 meses de operação

A certificação como Empresa B exige um alto grau de compromisso e dedicação ao longo do processo, no qual as empresas precisam ter práticas, políticas e processos consolidados para concluí-lo com êxito. Desta forma, seria muito difícil que empresas que têm menos de 1 ano fiscal conseguissem se certificar normalmente, uma vez que na maioria dos casos ainda não há este nível de maturidade da operação. Desta forma, o B Lab decidiu criar o selo de Empresa B Pendente como forma de incluir empresas em estágio inicial que desejam nascer com o core de impacto e estar no caminho da certificação.

O processo para se tornar uma Empresa B Pendente, contempla incluir as cláusulas de compromisso social e ambiental exigidas de uma Empresa B, preencher 100% da Avaliação de Impacto B , assinar o Termo de Certificação Pendente e pagar a quantia de US$ 500,00, correspondente à Certificação de Empresa B Pendente.

IMPORTANTE:

A duração de 1 ano de do selo B Pendente dará acesso a:

Uso da propriedade intelectual da empresa B Pendente para uso interno e em seu site;
Conectar-se a eventos locais, regionais e globais exclusivos da comunidade de Empresas B;

Saiba mais

Por que me tornar uma Empresa B?

As Empresas B são líderes das novas forças econômicas, inspirando muitas pessoas e criando altos padrões de desempenho e estruturas legais sendo usadas por milhares de outras empresas em todo o mundo.

Quando seu negócio é certificado como Empresa B, você ingressa em uma comunidade de líderes empresariais que compartilham suas crenças de que as empresas podem resolver problemas sociais e ambientais. Conecte-se on-line, encontre-se pessoalmente em eventos ou crie relacionamentos com clientes e fornecedores em uma poderosa comunidade global.

Cada vez mais as pessoas tomam decisões sobre onde trabalhar com base no impacto positivo que seu trabalho cria e em como o empregador trata sua equipe. Não há melhor maneira de atrair e envolver talentos alinhados à missão do que verificar seus valores com a Empresa B.

Manter a certificação como Empresa B, por meio da Avaliação de Impacto B, é um mecanismo poderoso para ajudar sua empresa a estabelecer metas de melhoria, criar um impacto social e ambiental mais positivo e acompanhar o desempenho ao longo do tempo.

O selo de Empresa B em um produto, site, material de vendas ou cartão de visita comunica instantaneamente que uma empresa é um líder verificado em termos de impacto positivo e capacita as pessoas a escolher com confiança esta empresa.

Certifique-se de que sua empresa seja construída sobre uma base jurídica sólida a longo prazo. A estrutura legal da Empresa B ajuda a proteger sua missão através de aumentos de capital e mudanças de liderança, além de oferecer mais flexibilidade ao avaliar possíveis opções de venda e liquidez.

Conheça nossos programas
de diagnósticos


Personalizado para grandes empresas.

Programa personalizado de facilitação do preenchimento da Avaliação de Impacto B, realizado em 06 encontros (a depender do porte da empresa), com o objetivo de diagnosticar e melhorar o impacto positivo da empresa por meio de um processo participativo que visa promover uma melhora contínua do negócio em seus aspectos socioambientais.


Para quem: Empresas que querem compreender, medir e melhorar seus impactos sócio-ambientais positivos.

O que: Diagnóstico do impacto sócio ambiental considerando as práticas e modelo de negócio da empresa, através das ferramentas e metodologia do Sistema B

Como: Aplicação da Avaliação de Impacto B facilitada pelo Sistema B, em até 06 encontros, para conduzir a empresa na medição de seu impacto positivo, sistematizando o resultado com oportunidades de melhorias e conhecimento de melhores práticas de empresas B.

Por que: Para medir impacto socioambiental com o mesmo rigor que os indicadores financeiros são medidos e entender como uma empresa pode ser cada vez melhor nessa jornada, melhor para o mundo.

Para pequenas empresas.

Programa de facilitação do preenchimento da Avaliação de Impacto B, realizado em 04 módulos com grupos de 03 a 09 empresas, com o objetivo de diagnosticar e melhorar o impacto positivo das empresa por meio de um processo participativo que visa promover uma melhora contínua do negócio em seus aspectos socioambientais.


Para quem: Empresas que querem compreender e melhorar seus impactos sócio-ambientais positivos.

O que: Diagnóstico do impacto sócio ambiental nas dimensões das práticas e modelo de negócio da empresa através das ferramentas e metodologia do Sistema B

Como: Aplicação da Avaliação de Impacto B facilitada pelo Sistema B, em 04 módulos, para apoiar a empresa a medir seu impacto positivo, sistematizando o resultado com oportunidades de melhorias e conhecimento de melhores práticas de empresas B.

Por que: Para medir impacto socioambiental com o mesmo rigor que os indicadores financeiros são medidos e entender como uma empresa pode ser cada vez melhor nessa jornada, melhor para o mundo

IMPORTANTE: Outros programas do Sistema B Brasil estão passando por uma reformulação considerando o contexto atual do COVID 19.

Perguntas Frequentes

Em quê uma Empresa B se diferencia das demais?

Empresas B são empresas que buscam ser melhor PARA o mundo e não apenas as melhores DO mundo. Estão comprometidas com um plano de desenvolvimento contínuo, que sai da lógica de mitigação de impacto negativo para uma nova lógica de geração de impacto positivo. Usando a força do seu negócios para a construção de uma nova economia, mais sustentável e inclusiva.

Quanto custa ser uma Empresa B Certificada?

As Empresas B Certificadas pagam uma taxa de certificação anual.Essa taxa começa em $ 500,00 e aumenta proporcionalmente a receita da empresa. Você pode ver a programação completa de preços na página de “Seja B”.

Quanto tempo leva para obter a certificação?

A duração do processo de certificação varia de acordo com o tamanho e a complexidade da empresa. Para empresas que faturam até U$ 50 MM, o processo costuma durar entre 4 a 6 meses . Grandes multinacionais ou empresas com muitas entidades relacionadas podem levar mais de um ano para se certificar.

Quais são os esforços necessários e áreas que devem ser engajadas para se tornar B?

Todo processo de certificação como Empresa B começa pelo preenchimento da Avaliação de Impacto B, ferramenta confidencial, online e gratuita desenvolvida pelo B Lab. Nele, são analisadas 5 dimensões: Governança, Colaboradores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes. Ao preencher 100% desse questionário, a empresa recebe uma pontuação de 0 a 200 pontos. Caso esteja acima de 80 pontos está elegível a iniciar o processo de certificação junto ao B Lab Standards Trust.

O processo de auditoria e validação das informações varia de acordo com o perfil (porte) da empresa interessada na certificação. Este é um processo que envolverá as áreas de RI (para entendimento da estrutura organizacional e operacional da empresa e responsável pelo pilar de Governança); RH (responsável pelo pilar de trabalhadores); Compras/Cadeia de Suprimento (responsável pelo pilar de Comunidade); Sustentabilidade (responsável pelo pilar de Meio Ambiente) e Vendas (responsável pelo pilar clientes).

Quem é elegível para a Certificação como Empresa B?

Qualquer empresa com fins lucrativos com pelo menos um ano de operações pode buscar a Certificação como Empresa B. Não há tamanho mínimo ou máximo.

Organizações sem fins lucrativos podem se certificar?

Organizações sem fins lucrativos não podem buscar a certificação, mas podem usar a Avaliação como uma ferramenta para melhorar suas práticas.

Qual a pontuação necessária para uma empresa se certificar?

A empresa deve obter uma pontuação mínima verificada de 80 pontos na Avaliação de Impacto B (BIA), que examina o impacto geral de uma empresa em seus trabalhadores, comunidade, clientes e meio ambiente.

As subsidiárias ou franquias podem buscar a Certificação como Empresa B?

Subsidiárias, franquias e empresas com entidades relacionadas podem buscar a Certificação como Empresa B, com certos limites . As subsidiárias de empresas de capital aberto também devem atender a requisitos adicionais de transparência.

As startups podem ser certificadas como B Corps?

A Certificação como Empresa B é baseada em parte no desempenho verificado de uma empresa na Avaliação de Impacto B, que faz perguntas sobre o ano fiscal anterior da empresa. Isso significa que empresas com menos de um ano de operação ainda não são elegíveis para a certificação. Em vez disso, eles podem buscar o status Pending B Corp, projetado para negócios com menos de um ano de operação ou que querem nascer com esse diferencial.

Pequenas empresas podem obter a certificação como Empresa B?

Sim! Não há tamanho mínimo para a certificação como Empresa B. O tamanho da sua empresa influenciará as perguntas que você deve responder na Avaliação de Impacto B para atender ao requisito de desempenho para a certificação.

De onde vêm os padrões para a certificação como Empresa B?

Os padrões são supervisionados pelo Conselho Consultivo de Padrões do B Lab Trust . Os membros do Conselho Consultivo de Padrões trazem experiência da indústria e das partes interessadas para suportar durante o ciclo de atualização de três anos para a Avaliação de Impacto B, reclamações feitas contra certificação e divulgações materiais feitas por empresas que buscam se tornar uma Empresa B Certificada.

Quais informações as Empresas B precisam tornar transparentes?

Todos as Empresas B compartilham suas pontuações gerais da Avaliação de Impacto B e pontuações de categoria em seus perfis públicos em bcorporation.net. As empresas públicas e suas subsidiárias têm requisitos extras de transparência e tornam pública toda a sua avaliação de impacto B, com informações particularmente confidenciais, como receita redigida. As empresas que possuem itens materiais, como ações judiciais, em seu Questionário de Divulgação também podem ser obrigadas a tornar essa divulgação transparente. Saiba mais sobre os requisitos de certificação.

Quais empresas têm as pontuações mais altas na avaliação de impacto B?

A cada ano, o B Lab libera uma lista com pontuações entre os 10% melhores da comunidade global, divididas por tamanho e área de impacto, chamadas de Listas de Melhores para o Mundo. Confira os homenageados Melhores do Mundo de 2019!

Qual é o tamanho médio de um Empresa B?

A comunidade de Empresas B reflete o cenário de negócios do mundo, variando de pequenos e médios negócios a empresas de capital aberto. A maioria das mais de 3.500 Empresas são pequenas empresas.

Qual é a diferença entre Empresa B e Benefit Corps?

Benefit Corporation são um tipo de estrutura jurídica corporativa que está disponível em 35 jurisdições. Empresas B são empresas certificadas pela organização sem fins lucrativos B Lab para atender a padrões rigorosos verificados de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.