Menu

Um chamado para as empresas que acreditam em uma nova economia

Ser B não é uma posição, mas sim uma direção!

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e veloz, atingindo a todo instante um número maior de vidas. Estamos, como nunca, questionando o antigo conceito de “sucesso econômico”. Estamos ansiosos pela mudança como seres humanos e, a partir disso, como empresas, olhando para uma outra possibilidade de futuro com uma nova economia.

Cresce, a cada dia, o número de negócios e lideranças que desejam ser mais transparentes, conscientes e atuantes em relação aos impactos sociais e ambientais causados ao planeta. Nós, do Sistema B, acreditamos que nesta transformação, como em tantas outras, as empresas não precisam percorrer um caminho solitário. Elas podem - e devem - vir acompanhadas da potência do coletivo.

A Certificação como Empresa B não é apenas uma forma de reconhecer as qualidades de um produto ou serviço. Ela se preocupa em acompanhar e medir fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração, acima de tudo, o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso da sua operação. Para isso, utilizamos a Avaliação de Impacto B (BIA), ferramenta gratuita, on-line e exclusiva que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da sua empresa de acordo com os mais altos padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado. A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

As Empresas B são negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar lucro e propósito.

Juntas, a Comunidade Global de Empresas B está acelerando uma mudança cultural para redefinir o sucesso nos negócios e construir uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa. Ao aproveitar o poder dos negócios as Empresas B usam os lucros e o crescimento como um meio para uma força para o bem: geração do triplo impacto positivo para seus funcionários, comunidades e meio ambiente.

As Empresas B NÃO são perfeitas, mas assumem um compromisso de melhoria contínua diante da sociedade, colocando seu propósito de impacto no centro do seu modelo de negócio.

Mais que uma certificação,
uma prova de comprometimento

A Certificação como Empresa B é uma revisão detalhada de todas as áreas da sua empresa. Ela revela em quais temas o seu negócio já se destaca e identifica os possíveis pontos de melhoria na tomada de decisão estratégica, contribuindo para uma gestão mais transparente e responsável a longo prazo.

Prova disso são os reconhecimentos que nossa certificação vem recebendo por atores relevantes do mercado, como:

  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que incorporou na sua avaliação 3 indicadores diretamente conectados aos nossos critérios de análise.

    Saiba mais

    Parceria com a Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que possui os critérios de análise de sustentabilidade mais adotados em todo o mundo. Juntas, o B Lab e a GRI, formularam guias e manuais para que as empresas possam explorar pontos em comum entre os padrões GRI e a Avaliação de Impacto B (BIA), possibilitando a construção de relatórios e abordagens gerenciais mais profundas e completas sobre suas práticas.

    Saiba mais

  • A Certificação como Empresa B é administrada por Analistas de Padrões do B Lab, entidade sem fins lucrativos, fundada em 2006 nos Estados Unidos com a visão de que um dia todas as empresas competirão para serem as melhores PARA o mundo e, como resultado, a sociedade e planeta terão uma prosperidade mais compartilhada e duradoura. Os padrões para a Certificação B são supervisionados pelo Conselho Consultivo de Padrões independente do B Lab. O Conselho de Governança Global supervisiona o crescimento global do B Lab e do Movimento B, sendo formado por representantes de cada parceiro global, promovendo a expansão e estratégia do Movimento B. Atualmente já são mais de 3.800 Empresas B, espalhadas por mais de 70 países e 150 setores de atuação.

Mais razões para ser uma Empresa B

Lidere um movimento

Você será um líder global para uma nova economia.
Estas lideranças inspiram pessoas e suas empresas a se juntarem ao Movimento B e construírem uma comunidade de colaboração mútua, tendo sempre como referência os mais altos padrões de desempenho e fortes estruturas legais, para que possam ser empresas melhores PARA o mundo e não DO mundo.



Na hora que a gente vira Empresa B é como se eu estivesse chegando para todos os meus pares e perguntando: “você não quer seguir a agenda ESG também? Vem!”. Com isso, nós melhoramos as práticas do setor como um todo. Está mais do que na hora de começarmos a pensar no que vamos deixar de legado.

Fabio Alperowitch
Co-Fundador da FAMA Investimentos.

Construa relacionamentos

Empresas B Certificadas ingressam em uma comunidade de líderes empresariais que acreditam no poder - e dever - das empresas de colaborar com a geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Elas constroem relacionamentos sólidos entre si com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de uma nova economia.

É possível participar de forma on-line ou presencial dos eventos do Sistema B.



O que eu mais gosto no Sistema B é que ele vai muito além do selo. É você estar no meio de pessoas incríveis. É estar dentro desse ecossistema. É um alimento.

Joana Mello
Sócia-fundadora da Editora Voo

Atraia talentos

Cada vez mais pessoas tomam decisões sobre sua carreira com base no impacto positivo que seu trabalho é capaz de criar, no propósito envolvido nas ações da empresa e também em como o empregador se relaciona com sua equipe, com fornecedores, clientes e meio ambiente.

A Certificação como Empresa B te ajuda a entender o momento atual do negócio e caminhar para o alinhamento total entre a sua missão e os seus valores. Assim, ao cumprir o que promete, a empresa ganha a confiança e o respeito de diversos atores dentro e fora de seu mercado, atraindo e retendo talentos.



O desafio de atrair e reter talentos está em criar novas oportunidades, ter uma mentalidade moderna e de promover, através do trabalho e do investimento, o mundo que a gente quer viver. Este é um grande ativo de valor para o cliente e para o colaborador, para atração e retenção de talentos.

Denise Hills
Diretora Global de Sustentabilidade da Natura.

Amplie a sua voz e transparência

As Empresas B compartilham características que as diferenciam e destacam em eventos, fóruns, seminários e redes sociais.

A Avaliação de Impacto B (BIA) e a utilização do Selo de Empresa B Certificada em produtos ou outro material transmite para o mundo a mensagem de que a sua empresa é uma líder verificada em termos de impacto positivo. Esses fatores fazem com que investidores, colaboradores, fornecedores e consumidores depositem mais confiança nas ações do seu negócio.



O Sistema B nos ajuda a saber se estamos na direção certa. Eles nos ajudaram a acelerar o processo de ser uma empresa que faz bem para o planeta. Mais do que um selo, (ser Empresa B) é fazer parte de um movimento do qual temos orgulho e sabemos da responsabilidade de estampar.

Renato Franklin
CEO da Movida

Proteja sua missão

A estrutura legal da Empresa B ajuda a proteger sua missão em casos de aumento de capital e mudanças de liderança, além de oferecer mais flexibilidade ao avaliar possíveis opções de venda e liquidez do negócio. Ela garante que a sua empresa é sustentada por uma base jurídica sólida no longo prazo.



Eu acreditava que independente de quem fosse o dono da empresa, era preciso manter a essência, a filosofia e os princípios. A certificação como Empresa B foi uma forma de blindar tudo isso, uma forma de perenizar as causas. Para mim foi uma proteção da alma e da filosofia da empresa.

Alexandre Borges
CEO da Mãe Terra.

Alianças Comerciais

As Empresas B têm métricas comparáveis, verificáveis e confiáveis que trazem consistência ao diálogo com investidores de impacto e investidores ESG (Environmental, Social e Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português), criando também a oportunidade de gerar alianças comerciais e de colaboração com outras empresas.



Temos visão do que precisa ser feito e sabemos que esse não é um jogo que se joga sozinho. A nossa função é provocar e integrar os atores. Hoje existe um canal grande de experimentação e as empresas querem aprender junto, fazendo.

Fernando Assad
Co-Fundador da Vivenda.

4 atributos
essenciais de uma Empresa B

  • Têm um propósito forte


    Todas as suas ações são motivadas e comprometidas com a geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

  • Incorporam as Cláusulas B


    Ampliam os deveres de acionistas, administradores e gestores ao incluírem em seu contrato social duas Cláusulas B que garantem o compromisso da empresa de ir além de seus interesses financeiros e econômicos em suas tomadas de decisão. A empresa reforça e protege a sua missão de se comprometer com responsabilidades sociais e ambientais em toda a sua operação.

  • São comprometidas com uma melhora contínua


    São avaliadas pela ferramenta de Avaliação de Impacto B (BIA), verificadas, auditadas e certificadas por especialistas do B Lab. As Empresas B estão comprometidas a operar com altos padrões de transparência, além de aprimorar continuamente a sua gestão e mensuração de impacto.

  • Atuam com interdependência


    Fazem parte de uma comunidade de empresas e líderes globais que reconhecem o poder da interdependência  e colaboração mútua entre as empresas para o desenvolvimento de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.

O que eu preciso para me tornar Empresa B?

  • Ser uma entidade com fins lucrativos


    A missão do Movimento B em todo mundo é reconhecer e provar que as empresas, por meio de seus negócios, podem - e devem - se responsabilizar pela geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

    Desta forma, entidades sem fins lucrativos, como fundações, ONGs, e outras organizações da sociedade civil, não podem se certificar, pois foram criadas especificamente para ser uma ferramenta de mediação e resolução dessas questões.

    No entanto, incentivamos o uso gratuito da nossa ferramenta de Avaliação de Impacto B (BIA), para qualquer organização que queira mensurar, gerir e traçar caminhos mais assertivos para se tornarem cada vez melhores PARA o mundo.

  • Possuir mais de 12 meses de operação


    A Avaliação de Impacto B (BIA) analisa informações de funcionamento e comportamento da empresa com base em seu último ano fiscal. Por isso, para a Certificação como Empresa B, os negócios devem ter, pelo menos, 12 meses de operação. Caso contrário, devem aplicar para o Selo de Empresa B Pendente.

  • Operar em mercados competitivos


    As empresas interessadas em obter a Certificação como Empresa B devem operar em um mercado competitivo e estar expostas aos riscos normais de qualquer empresa, como seus concorrentes, impostos e mudanças comerciais. As empresas que operam em monopólio, são controladas pelo governo ou têm benefícios significativos em relação a impostos, não são elegíveis para se tornar uma Empresa B.

  • Ser uma empresa completa e distinta


    A Certificação como Empresa B só pode ser realizada por empresas que sejam completas e distintas, ou seja, que incluam em sua análise todas as áreas de gestão do negócio. Não é possível obter a certificação individual para divisões, marcas, departamentos, unidades ou empresas que não tenham o controle de seu produto ou serviço*.

    *Isso acontece porque o processo de Certificação como Empresa B possui diversas variáveis para avaliação, como tamanho, setor, complexidade da estrutura organizacional, subsidiárias etc.

  • Adicionar as Cláusulas B aos seus documentos


    Todas as Empresas B se comprometem, em até 12 meses após a obtenção da sua Certificação, a incluir em seu contrato social duas Cláusulas B. Elas asseguram o compromisso do negócio de atuar para além de interesses puramente financeiros e econômicos, protegendo e estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.


CONHEÇA AQUI AS EMPRESAS QUE JÁ FAZEM PARTE DO MOVIMENTO

9 passos para certificar seu negócio
como Empresa B

Passo a Passo da Certificação como Empresa B

*Processo Standard para empresas que possuem até 250 trabalhadores e menos de USD 100M de faturamento em seu último ano fiscal.

Recertificação como Empresa B

Para manter a Certificação como Empresa B, a empresa deve passar por um processo de atualização da sua Avaliação de Impacto B (BIA) a cada 3 anos e seguir o processo de envio de documentos comprovatórios para auditoria.

A recertificação garante que a empresa continue a medir e gerar um alto nível de impacto ao longo dos anos, um princípio fundamental do Movimento de Empresas B. Isso faz com que o processo mantenha sua confiabilidade quanto ao cenário atual dos negócios e ainda dá a oportunidade de definição de metas e melhorias mais alinhadas aos padrões e práticas mais recentes inseridos na ferramenta.

Sua empresa se encaixa em uma dessas categorias?

Além de preencher a Avaliação de Impacto B (BIA), a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas.

Enquanto a Avaliação de Impacto B (BIA) se concentra principalmente na medição do impacto positivo de uma empresa, o Questionário de Divulgação (QD) é destinado para qualquer impacto negativo significativo que já tenha sido causado pelo negócio. Nesse momento também acontece a verificação de antecedentes da empresa.

O preenchimento do Questionário de Divulgação (QD) permite que a organização compartilhe com o B Lab, de forma confidencial, práticas sensíveis, penalidades ou sanções que já foram recebidas pela empresa ou por seus parceiros.

As respostas não afetarão o resultado numérico total obtido na avaliação, mas podem fazer com que sejam exigidos mais documentos que comprovem práticas de transparência e de redução de danos. Em alguns casos, o Sistema B se reserva o direito de paralisar o processo de certificação. Para saber mais sobre o questionário e os posicionamentos do B Lab em relação às indústrias conversas, acesse o link.

Como me torno uma Empresa B Pendente?


Empresas que possuem menos de 12 meses de operação podem obter o Selo de Empresa B Pendente enquanto desenvolvem e amadurecem sua atuação no mercado.

A Certificação como Empresa B exige um alto grau de comprometimento e dedicação em todo o processo, pois os negócios precisam ter práticas, políticas e processos consolidados para concluí-la com êxito. Por isso, seria muito difícil para empresas com menos de um ano de vida conseguirem se certificar pelo processo usual, já que, na maioria dos casos, ainda estão avançando em termos de desenvolvimento e maturidade operacional.

Esta é uma forma de incluir e valorizar as empresas em estágio inicial que colocam o propósito de impacto positivo no centro do seu modelo de negócio.

O Selo como Empresa B Pendente possui validade de 1 ano e não possui possibilidade de renovação.

As etapas do processo para obtenção do Selo como Empresa B Pendente são:

IMPORTANTE: Além de preencher a Avaliação de Impacto B (BIA), a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas.

Enquanto a Avaliação de Impacto B (BIA) se concentra principalmente na medição do impacto positivo de uma empresa, o Questionário de Divulgação (QD) é destinado para qualquer impacto negativo significativo que já tenha sido causado pelo negócio. Nesse momento também acontece a verificação de antecedentes da empresa.

O preenchimento do Questionário de Divulgação (QD) permite que a organização compartilhe com o B Lab, de forma confidencial, práticas sensíveis, penalidades ou sanções que já foram recebidas pela empresa ou por seus parceiros.

As respostas não afetarão o resultado numérico total obtido na avaliação, mas podem fazer com que sejam exigidos mais documentos que comprovem práticas de transparência e de redução de danos. Em alguns casos, o Sistema B se reserva o direito de paralisar o processo de certificação. Para saber mais sobre o questionário e os posicionamentos do B Lab em relação às indústrias conversas, acesse o link.

A duração de 1 ano do Selo de Empresa B Pendente dá acesso:

Quais são os benefícios de ser uma Empresa B Pendente?

Conheça mais sobre o processo e os benefícios

Uma empresa alinhada com os indicadores do Sistema B
está preparada para atender às necessidades que vão transformar o mundo.

Perguntas Frequentes

De que forma uma Empresa B se diferencia das demais?

Empresas B são negócios que buscam ser melhor PARA o mundo e não apenas as melhores DO mundo. Estão comprometidas com um plano de desenvolvimento contínuo, que sai da ideia de redução de danos para uma lógica de geração de impacto positivo. Nela, a força dos negócios está a serviço da construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa. Além de preencher a Avaliação de Impacto B (BIA), a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas.

Enquanto a Avaliação de Impacto B (BIA) se concentra principalmente na medição do impacto positivo de uma empresa, o Questionário de Divulgação (QD) é destinado para qualquer impacto negativo significativo que já tenha sido causado pelo negócio. Nesse momento também acontece a verificação de antecedentes da empresa.

O preenchimento do Questionário de Divulgação (QD) permite que a organização compartilhe com o B Lab, de forma confidencial, práticas sensíveis, penalidades ou sanções que já foram recebidas pela empresa ou por seus parceiros.

As respostas não afetarão o resultado numérico total obtido na avaliação, mas podem fazer com que sejam exigidos mais documentos que comprovem práticas de transparência e de redução de danos. Em alguns casos, o Sistema B se reserva o direito de paralisar o processo de certificação. Para saber mais sobre o questionário e os posicionamentos do B Lab em relação às indústrias conversas, acesse o link.

Quanto custa ser uma Empresa B Certificada?

As Empresas B Certificadas pagam uma taxa anual de certificação. Ela começa em U$ 500 e aumenta proporcionalmente de acordo com a receita da empresa em seu último ano fiscal. Você pode ver a tabela completa de preços AQUI.

O que a taxa de certificação cobre?

A taxa de certificação é calculada de acordo com a receita da sua empresa em seu último ano fiscal e com base nos princípios de inclusividade, transparência e justiça. Como uma organização sem fins lucrativos, as taxas de certificação cobrem apenas uma parte das despesas operacionais do B Lab e Sistema B Brasil. 40% das despesas do B Lab são cobertas por meio de filantropia, com o restante vindo de fontes de receita auferidas, incluindo a Certificação B Corp.

Em geral, os custos do B Lab associados à Certificação B Corp são divididos em quatro grupos:

- Verificação e padrões: grande parte da taxa anual que você paga vai para cobrir os custos associados à verificação, incluindo despesas relacionadas ao tempo da equipe para o processo de revisão e desenvolvimento dos padrões que sustentam a certificação;

- Plataformas tecnológicas: Além da certificação, oferecemos a Avaliação de Impacto B (BIA) como ferramenta gratuita para as empresas medirem e melhorarem seu impacto. Essas taxas apoiam o desenvolvimento contínuo e a melhoria desta ferramenta juntamente com o B Hive, B Analytics e nossas plataformas de administração de back-office;

- Criação de movimento local e global: Dependendo do tamanho de sua empresa, o excedente de sua taxa vai cobrir os custos associados aos esforços de crescimento e engajamento no mercado e no serviço a um movimento global crescente.

-Taxas de licenciamento: é o que você nos paga para licenciar a crescente marca 'B' em seus produtos, serviços e plataformas de marketing e ainda apoiar os esforços para aumentar o conhecimento da marca;

Além de preencher a Avaliação de Impacto B (BIA), a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas.

Enquanto a Avaliação de Impacto B (BIA) se concentra principalmente na medição do impacto positivo de uma empresa, o Questionário de Divulgação (QD) é destinado para qualquer impacto negativo significativo que já tenha sido causado pelo negócio. Nesse momento também acontece a verificação de antecedentes da empresa.

O preenchimento do Questionário de Divulgação (QD) permite que a organização compartilhe com o B Lab, de forma confidencial, práticas sensíveis, penalidades ou sanções que já foram recebidas pela empresa ou por seus parceiros.

As respostas não afetarão o resultado numérico total obtido na avaliação, mas podem fazer com que sejam exigidos mais documentos que comprovem práticas de transparência e de redução de danos. Em alguns casos, o Sistema B se reserva o direito de paralisar o processo de certificação. Para saber mais sobre o questionário e os posicionamentos do B Lab em relação às indústrias conversas, acesse o link.

Quanto tempo leva para obter a certificação?

A duração do processo varia de acordo com o tamanho, complexidade organizacional da empresa e o seu comprometimento ao longo das etapas. Para aquelas que faturam até U$ 100 MM, o processo costuma durar em média entre 6 a 8 meses. Multinacionais, empresas com muitas entidades relacionadas ou com faturamento acima de U$ 100 MM levarão o tempo necessário de acordo com a sua complexidade e comprometimento com o processo.

Quais são os esforços necessários e áreas que devem ser engajadas para se tornar Empresa B?

Todo processo de certificação como Empresa B começa pelo preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA), ferramenta confidencial, on-line e gratuita, desenvolvida pelo B Lab. Nela, são analisadas 5 dimensões: Governança, Colaboradores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes. Ao preencher 100% desse questionário, a empresa recebe uma pontuação de 0 a 200 pontos. Caso esteja acima de 80 pontos, ela é considerada elegível para iniciar o processo de certificação junto ao B Lab Standards Trust.

O processo de auditoria e verificação das informações varia de acordo com o porte da empresa. Este é um processo que envolverá as áreas de Relações Institucionais, para entender a estrutura organizacional, operacional e de Governança da empresa; Recursos Humanos, que é responsável pelos processos junto aos colaboradores; Compras e Cadeia de Suprimento, com enfoque no pilar de Comunidade; Sustentabilidade, próxima dos assuntos relacionados ao Meio Ambiente e, por fim, Vendas, ligada aos assuntos que envolvem clientes.

Quem é elegível para a certificação como Empresa B?

Além de preencher a Avaliação de Impacto B (BIA), a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas.

Enquanto a Avaliação de Impacto B (BIA) se concentra principalmente na medição do impacto positivo de uma empresa, o Questionário de Divulgação (QD) é destinado para qualquer impacto negativo significativo que já tenha sido causado pelo negócio. Nesse momento também acontece a verificação de antecedentes da empresa.

O preenchimento do Questionário de Divulgação (QD) permite que a organização compartilhe com o B Lab, de forma confidencial, práticas sensíveis, penalidades ou sanções que já foram recebidas pela empresa ou por seus parceiros.

As respostas não afetarão o resultado numérico total obtido na avaliação, mas podem fazer com que sejam exigidos mais documentos que comprovem práticas de transparência e de redução de danos. Em alguns casos, o Sistema B se reserva o direito de paralisar o processo de certificação. Para saber mais sobre o questionário e os posicionamentos do B Lab em relação às indústrias conversas, acesse o link.

O processo de auditoria e verificação das informações varia de acordo com o porte da empresa. Este é um processo que envolverá as áreas de Relações Institucionais, para entender a estrutura organizacional, operacional e de Governança da empresa; Recursos Humanos, que é responsável pelos processos junto aos colaboradores; Compras e Cadeia de Suprimento, com enfoque no pilar de Comunidade; Sustentabilidade, próxima dos assuntos relacionados ao Meio Ambiente e, por fim, Vendas, ligada aos assuntos que envolvem clientes.

Qual a pontuação necessária para uma empresa se certificar?

A empresa deve obter uma pontuação mínima verificada de 80 pontos na Avaliação de Impacto B (BIA), que examina o impacto geral de uma empresa em 5 áreas: Governança, Trabalhadores, Comunidade, Clientes e Meio Ambiente.

As subsidiárias ou franquias podem buscar a Certificação como Empresa B?

Subsidiárias, franquias e empresas com entidades relacionadas podem buscar a certificação como Empresa B, mas com algumas limitações. As subsidiárias de empresas de capital aberto também devem atender aos requisitos adicionais de transparência.

Minha empresa é uma startup. Ela pode se tornar uma Empresa B Certificada?

Sim, desde que possua mais de um ano de operação e cumpra todos os requisitos básicos exigidos.

Caso sua empresa tenha menos de um ano, ela pode buscar o Selo de Empresa B Pendente, criada justamente para negócios com menos de um ano de operação e que já desejam entrar no mercado com esse diferencial.

Pequenas empresas e/ou Microempreendedores individuais podem obter a Certificação como Empresa B?

Sim! Não há tamanho mínimo para a Certificação como Empresa B. O tamanho da sua empresa influenciará apenas nas perguntas que você deve responder na Avaliação de Impacto B (BIA) para se certificar.

De onde vêm os padrões para a Certificação como Empresa B?

Os padrões são supervisionados pelo Conselho Consultivo de Padrões, do B Lab Standards Trust. São especialistas em diversas áreas que trazem e debatem as necessidades e exigências que estão surgindo no mercado. A inclusão de novos padrões e aprimoramentos na plataforma são consideradas durante o ciclo de atualização da ferramenta, que acontece a cada três anos.

Quais informações as Empresas B precisam tornar transparentes?

Todas as Empresas B compartilham suas pontuações gerais da Avaliação de Impacto B (BIA) e pontuações de categoria em seus perfis públicos no site bcorporation.net. As empresas públicas e suas subsidiárias têm requisitos extras de transparência e divulgam toda a sua Avaliação de Impacto B (BIA). As empresas que possuem itens materiais, como ações judiciais, também podem ser obrigadas a tornar essa divulgação transparente. Para saber mais sobre os requisitos acesse AQUI.

Quais empresas têm as pontuações mais altas na Avaliação de Impacto B (BIA)?

Todo ano o B Lab libera uma relação com as empresas que estão entre as 10% melhores pontuações da comunidade global. A “Lista de Melhores para o Mundo” é dividida por tamanho e área de impacto. Conheça os últimos homenageados.

Qual é o tamanho médio de uma Empresa B?

A Comunidade de Empresas B reflete o cenário de negócios do mundo, variando de pequenos e médios negócios a empresas multinacionais e de capital aberto. A maioria das mais de 3.800 Empresas B Certificadas são de pequeno e médio porte.

Qual é a diferença entre Empresa B e Benefit Corps?

A Certificação como Empresa B é administrada pelo B Lab e baseia-se no desempenho da empresa na Avaliação de Impacto B (BIA). Já Benefit Corps é uma estrutura legal. As empresas da categoria estão legalmente habilitadas a buscar impacto positivo junto com o lucro. Algumas empresas são tanto Empresas B Certificadas quanto Benefit Corps, cumprindo todas as exigências necessárias.

O Sistema B oferece programas de orientação para empresas que desejam se certificar ou iniciar sua jornada de impacto?

Sim! Oferecemos vários programas de diagnóstico e de mensuração de impacto para apoiar sua empresa a compreender, medir e melhorar seus impactos socioambientais. Conheça nossos programas e veja o que mais se encaixa para a sua empresa!

Não atingi a pontuação necessária. O que eu posso fazer?

Ao finalizar a Avaliação de Impacto B (BIA) sua empresa poderá acessar o “Relatório de Melhorias”, que contém a indicação de práticas e processos que podem ser implementados para que seu negócio aumente seu impacto positivo no mundo e, consequentemente, atinja a pontuação mínima para a Certificação como Empresa B.

Vale lembrar também que as perguntas feitas na Avaliação também servem como um excelente guia de inspiração para desenvolver novas iniciativas na empresa e ganhar mais pontos na hora da análise do formulário.

O que acontece com a minha empresa durante o “Período de Melhorias”? Tenho que recomeçar o processo de certificação do início?

Não! Durante o “Período de Melhorias” incentivamos que sua empresa revisite a Avaliação de Impacto B (BIA), que estará novamente aberta para alterações nas respostas, mas, principalmente, dedique tempo e atenção às considerações realizadas em seu “Relatório de Melhorias”.

A partir do momento que a empresa tenha adotado práticas e atualizado o questionário, ela volta diretamente para a etapa de auditoria para que as mudanças possam ser confirmadas e sua pontuação novamente revisada.

Como me inscrevo para os eventos exclusivos do Sistema B?

As inscrições para os eventos* do Sistema B acontecem por meio de comunicados aos participantes ativos da rede, seja pela Newsletter B ou pelas nossas redes sociais.

*Devido à pandemia de Covid-19 todos os eventos presenciais estão suspensos por tempo indeterminado.

Minha empresa não foi aprovada. Preciso esperar quanto tempo para tentar novamente?

Para se tornar uma Empresa B Certificada não há qualquer restrição de tempo ou número máximo de vezes em que é possível submeter seu formulário de avaliação!

Quais são as alterações legais que preciso realizar para me tornar Empresa B?

Sua empresa deverá incluir em seu contrato duas Cláusulas B com o objetivo de garantir o compromisso do negócio de atuar para além de interesses puramente financeiros e econômicos. As Cláusulas B também estabelecem responsabilidades para seu negócio em relação às questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.

As cláusulas devem ser incluídas em seu estatuto social em até 12 meses após a obtenção da sua Certificação como Empresa B.

Quantas Empresas B existem no mundo?

A Comunidade B está em constante crescimento! Atualmente mais de 8 mil organizações já utilizam a Avaliação de Impacto B (BIA) na América Latina e 200 empresas estão com seu processo de certificação em andamento.

Ao todo, somos 3.862 Empresas B espalhadas pelo mundo, sendo 208 delas apenas no Brasil!

*Atualização em 9 de março de 2021.

Minha empresa foi aprovada no processo de Certificação. Onde posso encontrar orientações sobre o uso do Selo B?

Fique tranquilo, após ser aprovada no processo de Certificação como Empresa B todas as empresas são convidadas a participar de uma reunião de boas-vindas. Nesta oportunidade, esclarecemos dúvidas sobre o Movimento B, o ingresso na rede e compartilhamos o manual de uso da marca.

O que é o Termo de Interdependência com o Movimento B?

É uma declaração geral do Movimento que expressa e assegura os valores e aspirações de todas as Empresas B, como o compromisso com uma uma nova economia, a redefinição do conceito de sucesso e a geração de impacto positivo para todo o mundo, não apenas para os acionistas. Conheça o documento.