Menu

Programas de Medição de Impacto
O apoio que sua empresa precisa para ser ainda melhor

Nós alimentamos a certeza de que podemos criar juntos um novo sistema econômico, com negócios mais conectados ao seu propósito, a inclusão e ao bem-estar. Sabemos que se tornar Empresa B pode não parecer um processo simples à primeira vista. Para isso, é preciso ir além da simples vontade de mudar. É preciso estar comprometido e preparado para agir e enxergar as oportunidades de um novo mundo. Por isso, criamos os Programas de Medição de Impacto do Sistema B.

Os nossos programas foram desenhados para que a sua empresa tenha toda a orientação necessária para trilhar uma jornada de impacto positivo de sucesso, seja ela grande, média ou pequena. Nós nos preocupamos com aquilo que torna seu negócio único e te ajudamos a identificar oportunidades que possam deixá-lo ainda melhor para o planeta.

Dê o próximo passo. Conheça nossos programas. Este é um convite a agir.

Importante!

Os Programas de Medição de Impacto ocorrem de forma totalmente independente do processo de certificação para se tornar Empresa B. Isso significa que a participação da sua empresa em qualquer um dos nossos programas não exime seu negócio de se submeter a todas etapas do processo de certificação ou garante, de qualquer forma, que ao final do processo ela terá as condições ou a pontuação necessária para se tornar uma Empresa B Certificada.



Nossos programas

Caminho + B

Pensado para empresas que querem entender como começar.

O programa “Caminho +B” auxilia você no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e te ajuda a conhecer as fortalezas e oportunidades de melhorias socioambientais para o seu negócio. Tudo é construído priorizando a sua participação.

O programa é realizado em até 9 encontros, a variar pelo porte da empresa, e acontece in company*.
*Devido à pandemia de Covid-19, atualmente os encontros presenciais estão suspensos e são realizados apenas de forma on-line.

Para quem: Empresas que querem compreender, medir e melhorar os impactos positivos do seu negócio na sociedade.

O quê: Através da Avaliação de Impacto B (BIA) e da metodologia criada pelo Sistema B, realizamos um diagnóstico do impacto socioambiental da empresa com base nas suas práticas e em seu modelo de negócio.

Como: Com o auxílio do nosso time, aplicamos a Avaliação de Impacto B (BIA). Nela, sua empresa é conduzida e orientada em relação às formas de medição de impacto positivo do negócio, suas oportunidades de melhoria e sobre as melhores práticas de Empresas B.

Por quê: Acreditamos que o impacto de uma empresa na sociedade e no meio ambiente devem ser mensurados com o mesmo rigor que os indicadores financeiros. Só assim é possível reavaliar comportamentos, enxergar as possibilidades de mudança e se tornar, cada vez mais, um negócio que gera impacto positivo para o mundo.

Duração: até 9 encontros, com duração média de 2h.

Conheça mais aqui

Caminho + B PME On-line

Pensado para pequenas e médias empresas que desejam dar o primeiro passo.

O “Caminho +B PME” auxilia pequenas e médias empresas no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e ajuda os negócios a conhecer melhor quais são suas fortalezas e oportunidades de melhorias socioambientais a médio e longo prazo.

O programa é realizado em 3 encontros, com grupos de 3 a 6 empresas.

Para quem: Pequenas e médias empresas que desejam entender e melhorar os impactos socioambientais do seu negócio para o mundo.

O quê: Através da Avaliação de Impacto B (BIA) e da metodologia criada pelo Sistema B, realizamos um diagnóstico do impacto socioambiental da empresa com base nas suas práticas e em seu modelo de negócio.

Como: Com o auxílio do nosso time, aplicamos a Avaliação de Impacto B (BIA). Nela, sua empresa é apresentada as melhores formas de mensurar o impacto positivo do negócio, oportunidades de melhoria em sua operação e as melhores práticas de Empresas B.

Por quê: Acreditamos que o impacto de uma empresa na sociedade e no meio ambiente devem ser mensurados com o mesmo rigor que os indicadores financeiros. Só assim é possível reavaliar comportamentos, enxergar as possibilidades de mudança e se tornar, cada vez mais, um negócio que gera impacto positivo para o mundo.

Duração: 3 encontros, com duração de até 3h, além de uma reunião individual, por empresa, de até 2h.

Entenda o impacto do programa na sua empresa!

Medindo o que Importa

Para você que acredita que todo negócio deveria ser um pouco mais B.

O programa “Medindo o que Importa” auxilia sua empresa na sensibilização de seus fornecedores quanto a temas socioambientais e os valores B. Além de abordar diversos assuntos cruciais para as empresas que desejam fazer parte de uma nova economia, apoiamos a sua cadeia de fornecedores no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e oferecemos a oportunidade de participar de mentorias individuais. Tudo para que eles estejam motivados e saibam, sem sombra de dúvidas, os melhores caminhos para gerar impacto positivo no mundo.

O programa é realizado em 7 encontros, sendo 4 deles reuniões dedicadas à sensibilização de até 50 fornecedores e 3 deles, conduzidos em um grupo reduzido, voltados para apoiar a jornada das organizações a serem melhores para o mundo.

Para quem: Médias e grandes empresas que possuem uma ampla cadeia de fornecedores e desejam sensibilizá-las em relação aos desafios socioambientais.

O quê: Por meio de ferramentas e metodologias criadas pelo Sistema B, realizamos a imersão da cadeia de fornecedores do seu negócio em pautas socioambientais. O programa inclui acompanhamento e orientação para as organizações na Avaliação de Impacto B (BIA), assim como mentorias individuais para que compreendam e sejam apoiados na jornada de ser uma empresa com valores cada vez mais sustentáveis.

Como: Com o auxílio de um time interdisciplinar, promovemos conversas voltadas para a sensibilização de temas socioambientais, apresentamos a Avaliação de Impacto B (BIA) e as formas existentes de mensurar o impacto positivo do negócio. Por fim, acompanhamos seu fornecedor em um encontro individual de mentoria para que ele seja capaz, cada vez mais, de aplicar práticas sustentáveis no dia a dia de sua operação.

Por quê: Acreditamos que a mudança para uma nova economia acontece apenas a partir da redefinição do pensamento coletivo. Por isso, as Empresas B possuem um papel crucial nessa transformação, encontrando formas de reunir novos atores para a conversa e estimulando a reflexão de uma nova possibilidade de futuro.

Duração: 7 encontros, com duração de até 3h.

Assessoria B

Para você que já deu o primeiro passo para se tornar Empresa B.

O programa “Assessoria B” orienta sua pequena ou média empresa sobre as melhores práticas após o preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA). Ela aponta possíveis melhorias no formulário preenchido pela empresa e ainda apresenta ideias que podem causar impacto positivo na operação do negócio.

A iniciativa é realizada em até 4 encontros.

Para quem: Para pequenas e médias empresas que desejam avaliar se o preenchimento da sua Avaliação de Impacto B (BIA) foi realizado de forma adequada e ainda receber recomendações de melhoria na operação do seu negócio.

O quê: Levando em consideração os aspectos necessários para ser uma Empresa B Certificada, o Sistema B realiza uma análise das informações fornecidas no formulário de Avaliação de Impacto B (BIA).* *A Assessoria B, assim como qualquer outro dos nossos programas, não garante a certificação do seu negócio como Empresa B.

Como: Com o auxílio de um time interdisciplinar, avaliamos todos os dados fornecidos pela sua empresa no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e discutimos as melhores formas de abordagem para cada um deles, ressaltando as potencialidades do seu negócio e as possibilidades de aperfeiçoamento em sua operação.

Por quê: Acreditamos que toda a empresa deveria ter a oportunidade de avaliar e compreender de maneira profunda o impacto que sua operação causa na sociedade e no meio ambiente e, a partir daí, ser capaz de enxergar oportunidades de melhoria para gerar um maior impacto positivo no mundo.

Duração: 4 encontros, com duração de até 3h cada.

Atenção!

A realização de qualquer um desses programas não garante que a empresa será certificada e/ou chegará aos 80 pontos necessários para submeter sua Avaliação de Impacto B (BIA) para o processo de certificação!

Entre em contato com a gente!

Dúvidas Frequentes

Como posso ter acesso aos valores de cada programa e as formas de pagamento?

Para saber mais sobre os programas, seus valores e formas de pagamento, entre em contato com a nossa equipe pelo formulário de contato acima ou envie um e-mail com as suas principais dúvidas para o endereço pedro.telles@sistemab.org.

As reuniões são gravadas? Posso ter acesso ao material posteriormente?

Os encontros não são gravados. No entanto, em todos eles reservamos espaço para o esclarecimento de dúvidas dos participantes. Além disso, em todas as reuniões são produzidos diversos materiais com o objetivo de proporcionar experiências práticas e esclarecer inseguranças.

Caso surjam dúvidas no período entre cada uma das conversas, incentivamos que a empresa sempre procure pelo seu Especialista B.

Quantas pessoas da minha empresa podem participar dos encontros de diagnóstico?

De maneira geral, recomendamos que participem das reuniões de 1 a 3 pessoas responsáveis pelas áreas analisadas pela Avaliação de Impacto B (BIA), são elas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Realizar algum dos Programas de Diagnóstico B isenta ou garante aprovação da minha empresa em alguma etapa do processo de certificação?

Não, nenhum dos programas exime sua empresa de passar por todas as etapas de certificação como Empresa B ou garante a pontuação necessária para que seu negócio se certifique. Mas vale ressaltar que os programas estimulam e proporcionam percepções importantes para o preenchimento do formulário de Avaliação de Impacto B (BIA), o que influencia positivamente em toda a sua jornada de certificação.