Projetos de Medição de Impacto

O apoio que sua empresa precisa para ser ainda melhor.

Nós alimentamos a certeza de que podemos criar juntos um novo sistema econômico, com negócios mais conectados ao seu propósito, a inclusão e ao bem-estar. Sabemos que se tornar Empresa B pode não parecer um processo simples à primeira vista. Para isso, é preciso ir além da simples vontade de mudar. É preciso estar comprometido e preparado para agir e enxergar as oportunidades de um novo mundo. Por isso, criamos os Programas de Medição de Impacto do Sistema B.
Os nossos programas foram desenhados para que a sua empresa tenha toda a orientação necessária para trilhar uma jornada de impacto positivo de sucesso, seja ela grande, média ou pequena. Nós nos preocupamos com aquilo que torna seu negócio único e te ajudamos a identificar oportunidades que possam deixá-lo ainda melhor para o planeta. Dê o próximo passo. Conheça nossos programas. Este é um convite a agir.

*Importante: Os Programas de Medição de Impacto ocorrem de forma totalmente independente do processo de certificação para se tornar Empresa B.
Isso significa que a participação da sua empresa em qualquer um dos nossos programas não exime seu negócio de se submeter a todas etapas do processo de certificação ou garante, de qualquer forma, que ao final do processo ela terá as condições ou a pontuação necessária para se tornar
uma Empresa B Certificada.

Conheça nossos programas

Caminho + B

Pensado para empresas que querem entender como começar.

O programa “Caminho +B” auxilia você no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e te ajuda a conhecer as fortalezas e oportunidades de melhorias socioambientais para o seu negócio. Tudo é construído priorizando a sua participação.
O programa é realizado em até 9 encontros, a variar pelo porte da empresa, e acontece in company*.*Devido à pandemia de Covid-19, atualmente os encontros presenciais estão suspensos e são realizados apenas de forma on-line.

 

Para quem

Empresas que querem compreender, medir e melhorar os impactos positivos do seu negócio na sociedade.

O quê

Através da Avaliação de Impacto B (BIA) e da metodologia criada pelo Sistema B, realizamos um diagnóstico do impacto socioambiental da empresa com base nas suas práticas e em seu modelo de negócio.

Como

Com o auxílio do nosso time, aplicamos a Avaliação de Impacto B (BIA). Nela, sua empresa é conduzida e orientada em relação às formas de medição de impacto positivo do negócio, suas oportunidades de melhoria e sobre as melhores práticas de Empresas B.

Por quê

Acreditamos que o impacto de uma empresa na sociedade e no meio ambiente devem ser mensurados com o mesmo rigor que os indicadores financeiros. Só assim é possível reavaliar comportamentos, enxergar as possibilidades de mudança e se tornar, cada vez mais, um negócio que gera impacto positivo para o mundo.

Duração

até 9 encontros, com duração média de 2h.

Caminho + B MPE On-line

Pensado para pequenas e médias empresas que desejam dar o primeiro passo.

O “Caminho + B PME” auxilia pequenas e médias empresas no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e ajuda os negócios a conhecer melhor quais são suas fortalezas e oportunidades de melhorias socioambientais a médio e longo prazo.
O programa é realizado em 3 encontros, com grupos de 3 a 6 empresas.

Para quem

Pequenas e médias empresas que desejam entender e melhorar os impactos socioambientais do seu negócio para o mundo.

O quê

Através da Avaliação de Impacto B (BIA) e da metodologia criada pelo Sistema B, realizamos um diagnóstico do impacto socioambiental da empresa com base nas suas práticas e em seu modelo de negócio.

Como

Com o auxílio do nosso time, aplicamos a Avaliação de Impacto B (BIA). Nela, sua empresa é apresentada as melhores formas de mensurar o impacto positivo do negócio, oportunidades de melhoria em sua operação e as melhores práticas de Empresas B.

Por quê

Acreditamos que o impacto de uma empresa na sociedade e no meio ambiente devem ser mensurados com o mesmo rigor que os indicadores financeiros. Só assim é possível reavaliar comportamentos, enxergar as possibilidades de mudança e se tornar, cada vez mais, um negócio que gera impacto positivo para o mundo.

Duração

3 encontros, com duração de até 2h30min, além de uma reunião individual, por empresa, de até 2h.

Medindo o que Importa

Medindo o que Importa Para você que acredita que todo negócio deveria ser um pouco mais B.

O programa “Medindo o que Importa” auxilia sua empresa na sensibilização de seus fornecedores quanto a temas socioambientais e os valores B. Além de abordar diversos assuntos cruciais para as empresas que desejam fazer parte de uma nova economia, apoiamos a sua cadeia de fornecedores no preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA) e oferecemos a oportunidade de participar de mentorias individuais. Tudo para que eles estejam motivados e saibam, sem sombra de dúvidas, os melhores caminhos para gerar impacto positivo no mundo.
O programa é realizado em 7 encontros, sendo 4 deles reuniões dedicadas à sensibilização de até 50 fornecedores e 3 deles, conduzidos em um grupo reduzido, voltados para apoiar a jornada das organizações a serem melhores para o mundo.

Para quem

Médias e grandes empresas que possuem uma ampla cadeia de fornecedores e desejam sensibilizá-las em relação aos desafios socioambientais.

O quê

Por meio de ferramentas e metodologias criadas pelo Sistema B, realizamos a imersão da cadeia de fornecedores do seu negócio em pautas socioambientais. O programa inclui acompanhamento e orientação para as organizações na Avaliação de Impacto B (BIA), assim como mentorias individuais para que compreendam e sejam apoiados na jornada de ser uma empresa com valores cada vez mais sustentáveis.

Como

Com o auxílio de um time interdisciplinar, promovemos conversas voltadas para a sensibilização de temas socioambientais, apresentamos a Avaliação de Impacto B (BIA) e as formas existentes de mensurar o impacto positivo do negócio. Por fim, acompanhamos seu fornecedor em um encontro individual de mentoria para que ele seja capaz, cada vez mais, de aplicar práticas sustentáveis no dia a dia de sua operação.

Por quê

Acreditamos que a mudança para uma nova economia acontece apenas a partir da redefinição do pensamento coletivo. Por isso, as Empresas B possuem um papel crucial nessa transformação, encontrando formas de reunir novos atores para a conversa e estimulando a reflexão de uma nova possibilidade de futuro.

Duração

7 encontros, com duração de até 3h.

Atenção!

Atenção! A realização de qualquer um desses programas não garante que a empresa será certificada e/ou chegará aos 80 pontos necessários para submeter sua Avaliação de Impacto B (BIA) para o processo de certificação!

Entre em contato com a gente!

Dúvidas Frequentes

Para saber mais sobre os programas, seus valores e formas de pagamento, entre em contato com a nossa equipe pelo formulário de contato acima ou envie um e-mail com as suas principais dúvidas para o endereço programas.brasil@sistemab.org

Os encontros não são gravados. No entanto, em todos eles reservamos espaço para o esclarecimento de dúvidas dos participantes. Além disso, em todas as reuniões são produzidos diversos materiais com o objetivo de proporcionar experiências práticas e esclarecer inseguranças.

Caso surjam dúvidas no período entre cada uma das conversas, incentivamos que a empresa sempre procure pelo seu Especialista B.

De maneira geral, recomendamos que participem das reuniões de 1 a 3 pessoas responsáveis pelas áreas analisadas pela Avaliação de Impacto B (BIA), são elas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Não, nenhum dos programas exime sua empresa de passar por todas as etapas de certificação como Empresa B ou garante a pontuação necessária para que seu negócio se certifique. Mas vale ressaltar que os programas estimulam e proporcionam percepções importantes para o preenchimento do formulário de Avaliação de Impacto B (BIA), o que influencia positivamente em toda a sua jornada de certificação.