Acredita que as causas possuem o poder de transformar a sociedade. É graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing Estratégico e Branding pela New York University.
Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, marca e cultura organizacional, sendo mais de dez deles na Natura, maior empresa B do mundo.
Francine também é sócia da CAUSE, empresa B que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas. Nela, ocupou o cargo de diretora executiva entre 2018 e 2019, tendo entre seus clientes organizações como Visa e Fundação Lemann.
Executiva de Comunicação e Marketing há mais de 20 anos no mercado, com foco em moldar a imagem e a reputação de negócios e pessoas.
Após onze anos de gestão na empresa Beleza Natural, especializada em soluções para os cabelos crespos e cacheados, Márcia tornou-se especialista em assuntos como afroconsumo, empoderamento feminino, empreendedorismo e comportamento do consumidor na base da pirâmide.
A conclusão do MBA Executivo da Coppead, uma das escolas de negócios mais reconhecidas no Brasil, reforçou sua trajetória acadêmica, que ainda é fortalecida com passagens pelos cursos de Empreendedorismo, na Boston College, e de Reputação e Digital Marketing, na NYU, ambas nos Estados Unidos. Além da experiência adquirida nos cursos de Design Thinking, na IE Business School, na Espanha, e de Comunicação Corporativa, pela Universidade Cândido Mendes, no Brasil.
Após morar no último ano em Nova Iorque, no bairro Harlem, com a missão de internacionalizar uma marca brasileira, Márcia segue carreira como mentora, inspirando mulheres e negócios a crescerem com sustentabilidade por meio da Black Vision Brasil, sua consultoria de branding.
Trabalhou nos últimos anos como Gerente de Inovação Social e Novos Negócios na Saïd Business School, Universidade de Oxford. Em Oxford, ela desenvolveu relacionamentos com clientes e empresas incluindo fundações, ONGS, start-ups and B Corps, e também mentorou alunos a encontrar o trabalho que amam. Seus 12 anos de experiência internacional trabalhando em empresas como Gerdau, Dow Chemical, McDonald's e Experian lhe permitiram estabelecer redes duradouras e um profundo entendimento de como as organizações (e as pessoas!) podem agregar valor social e gerar impacto econômico a partir de suas atividades principais de negócios.
Embora tenha tido uma carreira eclética na América Latina e na Europa, a educação é sua paixão atual e foi por isso que ela criou em Outubro de 2019 um projeto chamado "ehlo" para inspirar, envolver e empoderar uma nova geração de jovens talentos para que encontrem oportunidades de trabalho e vida com propósito e significado. Possui um MBA da Universidade de Nottingham (Reino Unido), atuou como pesquisadora na Universidade Tufts (EUA) e faz parte do Conselho do Centro Internacional de Responsabilidade Social Corporativa (ICCSR). Ela também é mentora de aspirantes a fundadores de empreendimentos sociais na Ashoka UK.
Mestre em administração pelo COPPEAD/UFRJ, economista, com domínio adicional em empreendedorismo, pela PUC-Rio. Foi cofundador do Compras do Bem, market place para produtos e serviços que trabalham o impacto no seu modelo de negócio. Desde 2017 trabalha como consultor, apoiando empresas na transição para uma atuação que considere a sustentabilidade e o impacto social dentro do seu processo, além de dar aula em diversos cursos que tratam do tema, como o Curso de Negócios de Impacto da PUC-Rio.Fellow do Social Good Brasil, Pedro também possui certificado do Global Reporting Initiative (GRI) para elaboração de relatórios de sustentabilidade.
Foi Gestor da Comunidade B do Rio de Janeiro desde a sua formalização e até o começo de 2020, quando assumiu a posição de Gestor de Comunidades e Expansão no Sistema B Brasil.
Formado em Administração pela USP e pós graduando em Gestão Estratégica para a Sustentabilidade pela FIA Business School e desde 2014 está envolvido com o ecossistema de negócios de impacto socioambiental no Brasil, pelas redes da Artemisia, Yunus & Youth, dentre outras. Em 2016 ingressou no Sistema B Brasil pois acredita que as empresas têm o papel e oportunidade de gerar soluções para os problemas socioambientais.
Publicitária formada em Comunicação Social pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem experiência em assessoria de imprensa, planejamento estratégico de mídia e campanhas de comunicação.
Participou ativamente da certificação B da última empresa onde trabalhou, e agora está no Sistema B Brasil para colaborar e compartilhar seus conhecimentos como co-gestora da área de Comunicação e Eventos.
Sou Felipe, tenho 25 anos e sempre vivi em São Paulo.
Sou administrador público com formação complementar em relações internacionais pela Fundação Getulio Vargas.
Durante minha vida acadêmica, fui gerente de projetos na Consultoria Júnior Pública - FGV e participei de imersões profissionais nas esferas governamentais em Brasília, Goiânia e no Paraguai para acompanhar políticas públicas de sucesso nas áreas de: fortalecimento da agricultura familiar, habitações sociais e desenvolvimento social. Em parceria com a Universidade de Amsterdã na Holanda, realizei um intercâmbio acadêmico, seguido de um trabalho voluntário com comunidades locais no interior da Tailândia.
Buscando ser um agente potencializador e catalisador de transformações sociais e boas práticas ambientais, toda a minha trajetória profissional até o momento foi focada na atuação em temáticas de sustentabilidade e impacto socioambiental. Em 2015, fui assistente de pesquisa auxiliando a criação de estratégias, métricas e questionários para avaliações de impacto na Plano CDE - empresa de pesquisa e avaliação de impacto especializada nas classes CDE. Em 2016, iniciei minha trajetória na Giral – consultoria de gestão e planejamento de projetos e programas socioambientais - onde atuei por mais de 3 anos como consultor de gestão de projetos e programas de responsabilidade social corporativa e investimento social privado para empresas, governos, organismos internacionais e sociedade civil com foco em ações de: desenvolvimento territorial sustentável na floresta Amazônica, capacitação profissional, gestão de resíduos sólidos, logística reversa e reciclagem.
Acredito na necessidade e importância de se ter esforços em todos os setores da economia para promover a redução de desigualdades, transformação social e proteção ambiental para que tanto a geração atual possa ter uma vida digna, como as próximas tenham os recursos necessários para viver em nosso planeta.
Principal ferramenta do Sistema B para levar a potência do movimento para cada vez mais localidades, atuando principalmente no nosso objetivo estratégico de construir um movimento mais sistêmico, inclusivo e distribuído. A definição de lideranças locais traduzem o nosso propósito de pensar global agindo localmente e faz com que o movimento consiga entender melhor as necessidades e potenciais de cada território.
Clique no mapa e conheça nossas comunidades e seus gestores:
Gestores:
Rose Floriano e Camila Luconi
Gestores:
Jean Roversi e Silvia Luz
Gestores:
Debora Rocha e Paulo Cruz Filho
Gestores:
Lara Martins e Ana Cristina Maia
Gestores:
Bruna Hirszman, Gabriela Reis e Virginia Alfenas
Gestores:
Camila Storti e Juliana Veiga
Gestores:
Deise Nicoletto e Rodrigo Gaspar
Gestores:
Laura Gurgel e Paulo Henrique
Gestores:
Tatiana Teixeira e Gisela Ramos
Gestores:
Charles Vergueiro e Nayara Mesquita
Têm como papel preservar os valores, os princípios e as crenças ao longo do fortalecimento e
crescimento do movimento global de Empresas B no Brasil.Marcel Fukayama é empreendedor de impacto, co-fundador do Sistema B Brasil e diretor-executivo do Sistema B Internacional e uma das lideranças do movimento global que busca redefinir sucesso na economia. Formado em Administração de Empresas, com MBA e mestrado em administração pública pela London School of Economics and Political Science. Também é co-fundador da Din4mo, Empresa B Certificada com o objetivo de fortalecer empreendedores que resolvem problemas sociais.
Foi reconhecido como um dos jovens da lista Forbes Abaixo de 30, apontado como um 10 CEOs mais inspiradores do Brasil pela GQ Magazine e escolhido um dos 12 jovens líderes globais pela Skoll Foundation e MasterCard Foundation. É membro do Comitê da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO) do Ministério da Economia.
Com o propósito de despertar a consciência de lideranças para um novo jeito de fazer negócios, que dê sentido e coerência para o dia a dia de cada um e crie uma economia mais resiliente, compartilhada e inclusiva.
Começou a sua carreira na Ashoka, trabalhou por 5 anos no Banco Real, 4 anos na Amata e 3 anos na liderança do Sistema B na América Latina e Brasil, de onde saiu em janeiro de 2018 com o nascimento da sua primeira filha. É formada em Ciências Sociais, pela USP, e Comunicação Social, pela ESPM.
Cofundador e colíder do Cidades+B, cofundador e co-chair do Colaboramerica (1º Festival de Novas Economias da América Latina), conselheiro do Sistema B Brasil e do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), cofundador da Goma (ecossistema empreendedor e espaço colaborativo), tecelão de redes e organizações, e professor em cursos de inovação econômica no Brasil e outros países, Tomás é administrador de empresas, com Mestrado em Comunicação Digital pela ESPM, especialista em economia colaborativa e sustentável.
Já atuou como conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil. Seu trabalho tem foco na criação e impulso de novas organizações que fomentam uma economia centrada no desenvolvimento humano e integrada a natureza.
Empresas B nomeadas a cada dois anos pelos associados para
representá-los no Fórum de Governança do Sistema B Brasil, com poder de voz e voto.Cofundador da Via Gutenberg (2003), uma das consultorias pioneiras em sustentabilidade do país, atualmente focada no desenvolvimento de modelos de negócio de impacto, especialmente na causa de longevidade.
Idealizou e lidera o Movimento LAB60+, um laboratório distribuído e colaborativo para inovação e redefinição da longevidade. É Fellow Ashoka. Formado em administração de empresas (FGV SP), possui MBA executivo (IBMEC RJ), pós graduação em Transdisciplinaridade (Fac. Medicina UNIFESP) e mestrado em Liderança Organizacional (The Graduated Institute – EUA).
Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão de mudanças (Accenture), negócios de impacto, sustentabilidade e impacto social (Via Gutenberg). Adora viajar para montanhas, aprender, desenvolver sua espiritualidade, e cocriar novas oportunidades de trabalhos realizadores para que sêniores possam contribuir para a resolução de desafios contemporâneos.
Especializado em desenvolvimento de negócios, marketing e inovação social. Cofundou, em 2009, a Aoka Tours (primeira operadora de turismo sustentável no Brasil) e, em 2014, a Aoka Labs (empresa de inovação social que cria plataformas para ação coletiva e para o engajamento de atores estratégicos para remodelar a sociedade).
Cofundador do Inst. Climate Ventures (plataforma para acelerar a economia de baixo carbono no Brasil que busca enfrentar as mudanças climáticas através do poder dos negócios).
CCopresidente do conselho do Sistema B Brasil. Ex-economista, empreendedor, inquieto e eterno buscador da vida que vale a pena. Praticante de yoga e incomodado com o pensamento hegemônico, já que os fins não justificam os meios. Fundou a Okena, empresa B de tratamento (offsite) e mineração em efluentes industriais, com o desejo de demonstrar ser possível fazer negócios de forma diferente.
“Ninguém tem de ser perfeito para inspirar alguém. Permita que as pessoas encontrem inspiração na forma como lida com as suas imperfeições”. É também cofundador e conselheiro dos Institutos Arredondar e Samuel Klein.
Economista e Industrial com 35 anos de experiência na área industrial de fabricação e reciclagem de embalagens industriais. Vice Presidente da ABRIN, CEO da Recicladora Urbana empresa socioambiental no segmento de reciclagem e recondicionamento de equipamentos TI e Telecomunicações. Membro do CE100 - Ellen MacArthur Foundation.
Alex Seibel é empreendedor socioambiental através da Empresa B POSITIV.A, Apolo Energia, uma empresa provedora de energia renovável; e da ARCAH, uma organização sem fins lucrativos que resgata a cidadania de moradores de rua de forma integrada à natureza.
Participa também como conselheiro na R20 (regions 20), ONG fundada pelo governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger; e é membro do Comitê de Sustentabilidade da Duratex.
Formado em administração de empresas pelas FGV-SP, é CEO e sócio da Mãe Terra, empresa líder no segmento de produtos naturais e orgânicos no Brasil. Começou sua carreira na MasterCard International nos EUA, trabalhando depois na consultoria A.T.Kearney.
Iniciou sua trajetória como empreendedor na Flores Online, empresa líder em e-commerce de flores no Brasil, adquirida pela americana 1800 Flowers. Fundou a empresa de comunicação Significa, adquirida pelo grupo americano Edelman em 2010. É professor do curso de “Empreendedorismo e Novos Negócios” no GVpec da FGV-SP desde 2008.
Formada em Administração de Empresas pela UFU-MG, pós-graduada em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNB-DF. É Consultora em Negócios Sustentáveis desde 2006 na empresa goiana ABISSAL – Capitalismo Saudável. Desde 2013 acompanha e auxilia o movimento B.
Formada em Comunicação Social pela ESPM, é pós graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard, Isabela Pascoal Becker é intraempreendedora e, através da Fundação Educar Dpaschoal e Daterra Coffee, busca promover transformações sociais sistêmicas na agricultura e na educação.
A partir do princípio de Shared Value, busca provar que é possível unir lucro e responsabilidade socioambiental.
Paula Brandão é mãe, empreendedora e produtora criativa. Com a certeza de que a cultura e a criatividade são poderosas ferramentas de transformação das pessoas e do mundo, fundou e é a atual Diretora de Criação & Planejamento da Baluarte Cultura, empresa especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural.
Assinou a criação e realização de mais de 90 projetos por todo o Brasil e no exterior. É bacharel em Produção Cultural (UFF) e em Relações Públicas (UERJ); com especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Leopoldo Jereissati é fundador e CEO da All Set Comunicação, agência brasileira focada na construção de agências in-house para grandes marcas. É Diretor de MKT da Passos Mágicos, organização sem fins lucrativos que apoia a educação e fornece aulas de português, inglês e matemática à cerca de 1500 crianças carentes, além de apoio psicopedagógico.
Participa também como membro do ICE e do LJB. Formado na ESPM e alumni da Singularity University - Executive Program.
Flávia Aranha é empreendedora e fundadora da marca FláviaAranha, uma empresa de moda que se propõe reconectar todos os elos da cadeia produtiva da moda a fim de fomentar sua transformação em práticas mais positivas e sustentáveis.
Desde 2016 é conselheira do Fashion Revolution. Membro do comitê de Sustentabilidade da ABEST. É Formada em moda pela FASM.
É Advogado formado pela PUC RJ, especialista em Gestão Ambiental pela Coppe e em Novas Economias pela FGV RJ. Foi pesquisador da UERJ, da Panthéon-Assas e da Tor Vergata. Trabalhou para o PNUD, o Greenpeace e a AIESEC.
É colíder da Goma, cofundador da Libélula e Cav, coliderou a Asap, e empreende a Iônica, conectando tecnologias sociais e digitais como força de transformação e impacto positivo. Ítalo-brasileiro, viveu em 5 países e é fã da diversidade cultural.
Empreendedora Social, cofundadora da Raízes Desenvolvimento Sustentável e fundadora da Vivejar. Possui 11 anos de experiência em projetos públicos e privados de desenvolvimento local, turismo e parcerias.
Entusiasta do empoderamento feminino, é especialista em Inovação Social e Gestão de Projetos Sociais e graduada em Turismo.
Onofre de Araújo é Publisher do eCycle, principal portal em língua portuguesa no segmento de informações, produtos e serviços sobre sustentabilidade e consumo.
Especialista em redes digitais e sustentabilidade pela ECA USP, é mestre em administração de empresas pela PUC SP com formação complementar em estratégia, gestão de negócios e competitividade em instituições como E.M. Lyon School of Executive Education, University of Cambridge, Vanderbilt University e FEA USP.
Vânia Wongtschowski é uma empresária B, fundadora do Wongtschowski Zanotta Advogados, o primeiro escritório de advocacia B do Brasil. O escritório possui uma área social dedicada a atendimento jurídico pro-bono e a levar conhecimento jurídico à população vulnerável, como forma de garantia do acesso à justiça.
É também membro do comitê jurídico da AACD, faz parte do CBAR – Comitê Brasileiro de Arbitragem e é árbitra na Câmara de Conciliação e Arbitragem da OAB.