A comunidade científica chegou ao consenso de que um aumento de 1,5° C na temperatura média global é o limite para prevenir piores impactos para nosso planeta e seus habitantes. Na trajetória atual, estima-se que alcançaremos esse limite entre 2030 e 2040, como aponta o relatório do IPCC de 2021. E por isso precisamos agir rápido!

Liderança de negócios
com impacto positivo
é fundamental

Também está evidente para nós que essa emergência tem sido impulsionada por um sistema econômico que recompensa a busca apenas pelo lucro, enquanto externaliza, de forma insustentável, os custos ambientais e sociais. Isso resulta em tomada de decisões que priorizam retornos financeiros de curto prazo, muitas vezes à custa de pessoas, comunidades e da natureza, da qual toda forma de vida depende.

É preciso agir AGORA!

É preciso que empresas demonstrem liderança na eliminação das emissões de gases de efeito estufa e na transição para uma economia de baixo carbono. Utilizando o poder da voz coletiva para impulsionar mudanças políticas necessárias na construção de uma ação climática significativa e efetiva.

Conheça nosso compromisso e assine

Uma Causa Global

Conheça o Coletivo do Clima Brasil

Diante dessa necessidade, o Movimento B criou o Coletivo do Clima Brasil (representado globalmente pelo B Corp Climate Collective ), um grupo de empresas lideradas pelas Empresas B que trabalham juntas para tomar medidas em relação à emergência climática.

Nossa missão

Destacar o papel relevante que desempenhamos como empresas em reverter a crise climática. Engajando outras empresas e indivíduos, promovendo a expansão da consciência ecológica e ambiental e usando o nosso poder para transformar o mercado e criar uma sociedade inclusiva, equitativa e regenerativa.

Nosso compromisso

Demonstrar na prática como as empresas podem atuar a curto prazo para construir uma rede zero carbono até 2030. Lembra do famoso ASG (ESG, em inglês)? Então, aqui ele acontece na prática!

As empresas participantes estão empenhadas em identificar ações concretas que desaceleram os avanços das mudanças climáticas. Com o Coletivo do Clima, nasce a oportunidade de dividirem o que já estão fazendo e, juntos, construírem os próximos passos em direção a 2030.

Conheça as empresas que já fazem parte:

Veja a lista completa

Dando início a esses encontros, em junho de 2021, aconteceu nossa Primeira Cúpula B Global do Clima, um evento de três dias, que reuniu líderes de todo o mundo para desenvolverem ações climáticas com foco nas pessoas e na justiça.

Veja o que rolou

Faça parte dessa causa

Como líder empresarial, você pode usar o poder e força do seu trabalho para ajudar a reverter a crise climática. Aqui você encontra o caminho para começar nesta jornada: primeiro entenda com mais profundidade o que é a emergência climática e como ela afeta o seu negócio; comprose à neutralização de carbono antes de 2030; crie um plano de como fará isso e participe do Coletivo do Clima, reportando anualmente seus avanços!

Confira com mais detalhes abaixo:

Entenda a emergência climática

Use o Manual de Emergência Climática para Negócios como um roteiro para envolver o seu conselho e a sua equipe. Com ele você entenderá as implicações que pode causar para o seu negócio e para a sociedade, especialmente a população mais vulnerável.

Assine o Compromisso

Comprose a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa para reduzir emissões líquidas para zero até 2030. Oficialize seu compromisso e junte-se a mais de 1.300 empresas que já assumiram o compromisso com o B Corp Climate Collective e o Race to Zero.

Conheça as empresas signatárias.
E assine o compromisso hoje mesmo.

Crie seu plano

Quer saber por onde começar? Confira as ferramentas e informações que ajudam a medir suas emissões em B Climate Tools Base. E confira este guia.

Ingresse no Coletivo do Clima das Empresas B

Faça parte do coletivo também! E comece a agir!
Inscreva-se clicando aqui.

Ingresse no Coletivo do Clima das Empresas B

Trabalhe com transparência. Reporte anualmente o progresso em relação ao plano apresentado e suas metas no site da empresa, blog e/ou relatório de sustentabilidade.

Acesse nossa biblioteca de recurso para te ajudar nesta jornada

Confira a agenda de
próximos encontros

Divulgue seu compromisso

No mundo mais de 1300 empresas se comprometeram a atingir zero líquido de emissões carbono até 2030, incluindo mais de 900 Empresas B.

Quer saber como divulgar o compromisso?

Acesse Nosso Toolkit

B Corp Climate Collective

O B Corp Climate Collectivestrong> é uma organização parceira da campanha global Race to Zero apoiada pela ONU, que reúne atores não-estatais e subnacionais - incluindo empresas, cidades, regiões, instituições financeiras e educacionais - a tomar medidas rigorosas e imediatas para reduzir as emissões globais pela metade até 2030 e oferecer um mundo de carbono zero mais saudável e justo o mais cedo possível.

Como parte desta parceria, todas as Empresas B comprometidas com o Net Zero 2030 são automaticamente consideradas parte da campanha.

Saiba mais

FAQ - Perguntas Frequentes

O que é NETZERO?

À medida que as alterações climáticas aumentaram a agenda dos líderes empresariais, o mesmo aconteceu com o conceito de neutralidade de carbono. Isso significa alcançar um resultado final de emissões zero de carbono para uma empresa, local, produto, marca ou evento medindo primeiro, e depois reduzindo as suas emissões na medida do possível e, em seguida, compensando as emissões restantes com uma quantidade equivalente de emissões evitadas ou compensadas. Em contraste, net zero é um objetivo mais ambicioso que se aplica a toda a organização e sua cadeia de valor. Isso significa cortar as emissões indiretas de carbono dos fornecedores a montante até os usuários finais, um feito complexo num mundo no qual as empresas não controlam toda a sua cadeia de valor.

O que é emergência climática?

A emergência climática é o reconhecimento da ameaça representada pelo aquecimento global. Com o desenvolvimento industrial, passamos a emitir cada vez mais poluentes no meio ambiente, o que potencializou as mudanças climáticas, que vem influenciando negativamente diversos aspectos em todo o mundo. A comunidade científica chegou ao consenso de que um aumento de 1,5° C na temperatura média global é o limite para prevenir os piores impactos para nosso planeta e seus habitantes.

O que é o relatório do IPCC?

O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês), foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Meteorológica Mundial, em 1988. Sua função é analisar informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para compreender as mudanças climáticas, suas repercussões e as opções existentes para se adaptar a elas e mitigar os seus efeitos. Para saber mais sobre o sexto relatório IPCC, clique aqui.

O que é o Coletivo do Clima das Empresas B?

O Coletivo do Clima é um grupo de Empresas B que trabalham juntas para tomar medidas em relação à emergência climática. Tem como missão reconhecer o papel relevante que desempenhamos como empresas com o propósito de reverter a crise climática. Usando o nosso poder para transformar o mercado e criar uma sociedade inclusiva, equitativa e regenerativa.

Qual a diferença entre o B Corp Climate Collective e o Coletivo do Clima das Empresas B do Brasil?

Ambos foram criados para empresas que reconhecem a necessidade de utilizar o seu poder de mercado para reverter a crise climática e social. Entretanto, além de pontuar e trabalhar as problemáticas globais, o Coletivo do Clima do Brasil, também tem como missão trazer respostas regionais. O que podemos fazer para tornar o mercado brasileiro mais inclusivo, equitativo e regenerativo? Como preservar o bioma nacional?

Apenas Empresas B podem participar do Coletivo do Clima das Empresas B?

O Coletivo do Clima é destinado para empresas ligadas ao Movimento B - B Movement Builders, Empresas B Certificadas, B Pendentes e empresas que estejam passando por algum de nossos programas.

Como faço para participar do Coletivo? (Sou Empresa B)

Para participar do Coletivo do Clima, acesse este formulário.

Como faço para participar do Coletivo? (Não sou Empresa B)

O Coletivo do Clima é destinado para empresas ligadas ao Movimento B. De todo modo, incentivamos que você comece sua jornada em busca da neutralidade de carbono. Quer saber por onde começar? Confira as ferramentas e informações que ajudam a medir suas emissões em B Climate Tools Base.

Qual a diferença entre NETZERO e RACE TO ZERO?

O B Corp Climate Collective é uma organização parceira da campanha Race to Zero da ONU, Como parte desta parceria, todas as Empresas B comprometidas com o NetZero 2030 são automaticamente consideradas parte da campanha Race to Zero.